Com grande sucesso e alegria foi realizada a abertura do 1º Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás (CIES) na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio, na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). “Senhoras e senhores é com muita honra que iniciamos agora o primeiro Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás. O evento, que já conta com cerca de 300 inscritos, tem como objetivo ser um espaço de divulgação científica dos principais eixos de produção de conhecimento da nossa instituição, que historicamente estão concentrados nas áreas da Educação e da Saúde. Temos hoje aqui muita energia produtiva em um só lugar. Por isso, vamos discutir de uma forma produtiva e provocativa para criar opiniões no contexto da educação e saúde. Existe muito a ser discutido, muitas opiniões a serem emitidas. Existe muitos trabalhos que serão apresentados e ótimos frutos a serem colhidos. Desejo a todos um ótimo e enriquecedor evento”, disse o reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, professor José Dias da Silva Neto.
A mesa solene foi composta reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, professor José Dias da Silva Neto; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora da Univás, professor Pythagoras de Alencar Olivoti; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira; o pró-reitor de Graduação da Univás e diretor da Unidade Fátima, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professora Sílvia Mara Tasso; a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás e coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, professora Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás, professor Atilio Catosso Salles; o diretor da Unidade Central da Univás, professor Marcelo Renato Massahud Júnior; a coordenadora geral do CIES, professora Juliana Aparecida dos Santos; a presidente do Diretório Acadêmico da Univás, Sarah de Andrade Melo; o advogado e professor, Rafael Simioni, representou diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e vogal da Fundação, professor Leonardo de Oliveira Resende; o deputado estadual, Dr. Paulo; e o deputado federal, Rafael Simões.
O presidente da Fundação, professor Pythagoras de Alencar Olivoti, falou da seriedade dos temas do congresso e como eles influenciam a vida de toda a população. “Só levar conhecimento não é fazer educação. Educação na minha visão, obrigatoriamente, tem que ser humanizada, e muitas vezes eu percebo que essa humanização não acontece. Educação não se faz com palavras difíceis. Educação se faz com palavras simples. Educação é falar um bom-dia, um boa-noite, um boa-tarde, com licença e muito obrigado. Isso tudo para mim é educação. Tanto na universidade quanto no hospital é fundamental falar um bom dia. É importante desejar um bom-dia, é importante pra quem deseja e pra quem recebe. Isso é educação básica. Educação às vezes cura. Pensem nisso. Desejo a todos um ótimo congresso. Abraço a todos”.
O deputado federal, Rafael Simões, espera que o evento traga discussões, debates e trabalhos que beneficiem a população nas áreas de educação e saúde. “Temos que discutir aqui soluções viáveis para vida das pessoas. Precisamos pensar o que é que pode ser feito de fato que vai trazer bem-estar para as pessoas mais carentes. Tenho certeza, que esse congresso vai contar com pessoas que vão nos ajudar a pensar como fazer melhor educação e saúde”, afirmou.
A programação do evento é composta por palestrantes nacionais e internacionais, além de pesquisadores da Univás e de outras instituições de pesquisa. “Há quase dois anos começamos a pensar em um congresso que germinasse a discussão de pesquisas que transitam, entrelaçam e evidenciam ações em saúde e educação da nossa instituição. Por isso, ousamos, mas ousar não é tarefa fácil, requer envolvimento, disponibilidade e agilidade, além de tempo e muita colaboração para essa ação em conjunto. Estamos imbuídos em fazer o primeiro melhor Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás. Desejo um excelente evento a todos”, discursou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira.
O deputado estadual Dr. Paulo também prestigiou a abertura do congresso. “Na Assembleia de Minas estamos representando todo nosso Estado nos pilares de saúde e educação, temas desse congresso, duas frentes grandiosas e de extrema importância para toda a sociedade. Parabenizo a comissão organizadora pela ousadia de realizar esse tipo de congresso que, normalmente acontecem em polos e capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na nosso Sul de Minas. A melhor forma de aprender no futuro é criar, é o que vamos fazer hoje para transformar o amanhã”.
A professora Adriana Mendonça também fez uso da palavra durante a abertura. “Lembro aqui que nós temos tanto as discussões das mesas redondas quanto também a participação e apresentação dos banners com os trabalhos de vários autores. Aproveitem muito esse evento e enriqueçam seus conhecimentos”.
O professor Atílio Salles falou aos participantes do congresso. “É com muita emoção, com muita alegria que recebemos vocês nesse 1º Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás. Esses dois pilares são fundamentais e a proposta do evento é dar visibilidade pra essa relação entre educação e saúde de modo forte e consequente. Vocês verão que o tempo todo estaremos falando de práticas educativas que promovem saúde. Estaremos o tempo todo falando de práticas de saúde que promovem educação, porque não tem como desarticular, não tem como separar a educação e saúde. É educação para a produção de saúde e é saúde para a produção de educação. Agradeço todos que trabalharam por esse evento tão importante”.
Depois dos discursos das autoridades, o reitor da Univás, professor José Dias da Silva Neto, encerrou a Sessão Solene de Abertura do 1º Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás. Em seguida, foi iniciada a Conferência de Abertura sob o tema “Interculturalidade e Saúde”, com a professora Dra. Silvia Abós, da Universidade de Barcelona, com a mediação da professora Adriana Mendonça.
A organização do evento é da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, juntamente com pesquisadores do programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS – Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (MPCAS – Mestrado profissional) da Univás e apoio do Diretório Acadêmico Dr. Jésus Ribeiro Pires (DA-JEP).A Univás agradece de modo especial os patrocinadores: SICREDI, ONCOMINAS, NÍTIDA, UNIMED, Clínica Spirare e DERMADIA.