Sobre o curso:
A especialização em Neuroeducação e Intervenções nas Neurodivergências é uma formação avançada voltada para profissionais da educação e áreas correlatas, que buscam compreender e atuar nas especificidades do desenvolvimento cognitivo e comportamental. Com um currículo abrangente, o curso aborda temas fundamentais, como Legislação e Direitos Humanos em Educação Especial e Inclusiva, que fornece a base legal e ética para práticas educacionais inclusivas. Também destaca os Recursos Pedagógicos de Intervenções, essenciais para adaptar estratégias às necessidades individuais, e temas como a Medicalização nas Neurodivergências, que promove reflexões críticas sobre diagnósticos e intervenções farmacológicas no contexto escolar. O Curso de Pós-graduação em Neuroeducação e Intervenções nas Neurodivergências em nível de especialização, prepara e qualifica profissionais para a busca de solução de problemas nas relações concernentes aos processos educacionais e suas práticas, com embasamento teórico. Todavia, professores que lecionam em diferentes níveis educacionais, profissionais das diferentes áreas da Educação e também profissionais de diferentes formações, que possuem diploma de ensino superior e que se interessam pelo aprofundamento no assunto.
Modalidade:
Presencial
(Híbrido)
Carga Horária:
360 horas (Integralização em 18 meses)
Estrutura de funcionamento:
As 11 unidades curriculares síncronas (online e ao vivo) terão carga horária de 30 horas cada, distribuídas da seguinte forma: 16 horas de aulas expositivas e dialogadas, 06 horas para estudos e elaboração do trabalho baseado no Método Flipped Classroom, 08 horas para atividades extraclasse. As 03 unidades curriculares presenciais nomeadas como Habilidades Práticas I, II e III, terão carga horária de 10 horas cada, distribuídas da seguinte forma: 08 horas de atividades práticas e 02 horas para elaboração e entrega do relatório referente a prática vivenciada. As aulas síncronas acontecerão semanalmente, no dia estabelecido pela coordenação de curso, no período noturno, das 18h às 22h. Já os componentes curriculares presenciais, acontecerão das 09h às 13h, 14h às 18h, aos sábados, de acordo com o calendário acadêmico.
Coordenação:
Coordenador geral: Prof. Dr. Diego Pereira ([email protected])
Coordenador do curso: Profa. Ma. Alessandra de Melo Isaac Silveira ([email protected] )
Matriz curricular:
MÓDULO I (100h)
• Legislação e Direitos Humanos em Educação Especial e Inclusiva (30h)
• Recursos Pedagógicos de Intervenções (30h)
• Medicalização nas Neurodivergências (30h)
• Habilidades Práticas I (10h)
MÓDULO II (130h)
• Transtorno Específico de Aprendizagem (30h)
• Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) (30h)
• Transtornos de Comunicação (30h)
• Transtorno do Espectro Autista (TEA) (30h)
• Habilidades Práticas II (10h)
MÓDULO III (130h)
• Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) (30h)
• Transtornos Comportamentais (30h)
• Transtornos de Coordenação do Desenvolvimento (30h)
• Altas Habilidades/Superdotação (30h)
• Habilidades Práticas III (10h)
TCC (Trabalho de conclusão de curso):
De acordo com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) torna-se opcional à instituição de ensino, ou seja, ela possui autonomia à adereir ou não o TCC nos Projetos Pedagógicos dos seus respectivos cursos. A menos que TCC conste como componente curricular obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação, sua entrega não é obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão do curso.
Corpo Docente:
Doutores, Mestres e Especialistas com vivência nas respectivas áreas.
Contato e informações:
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(35)3449-9248 / (35)98846-5811
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*A abertura da turma estará suscetível a quantidade mínima de alunos estabelecida pela instituição.