Sobre o curso:
A educação inclusiva tem sido adotada por muitos países como um princípio fundamental da política educacional, e leis e regulamentações foram desenvolvidas para garantir sua implementação. No entanto, os desafios na prática da educação inclusiva ainda existem, e a melhoria contínua é necessária para garantir que todos os alunos tenham equidade de acesso a uma educação de qualidade. O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. O Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado destina-se a profissionais de diferentes formações que atuam ou desejam atuar no cenário da Educação Especial e Inclusiva, principalmente os que buscam desenvolvimento na área de Atendimento Educacional Especializado. *Curso voltado para portadores de diploma de ensino superior (Tecnólogos, Bacharéis e Licenciados).
Modalidade:
Presencial (Hibrida)
Carga Horária:
360 horas (Integralização em 12 meses)
Estrutura de funcionamento:
Híbrida (aulas semanais)
Cada componente curricular contará com 05 aulas síncronas (online e ao vivo) e 01 aula presencial, semanalmente, às quartas-feiras, das 19:00 às 22:30. Uma vez que cada disciplina possui 36h, sendo 24h de aulas expositivas e dialogadas. 06h para estudo e elaboração do trabalho no formato Flipped Classroom. 03h para estudos dirigidos (o professor indicará um artigo científico para leitura). 03h para o Projeto de Carreiras. Para aprovação, o aluno deverá ter pelo menos 75% de frequência e 70% de aproveitamento da nota total, ou seja, 70 pontos de 100.
Coordenação:
Coordenador geral: Prof. Dr. Diego Pereira ([email protected])
Matriz curricular:
•Processos sócio-históricos acerca da educação especial
•Educação inclusiva contemporânea: tendências e desafios
•Desenvolvimento de habilidades em linguagem e comunicação
•A deficiência intelectual, distúrbios emocionais e comportamentais superdotação/altas
•habilidades.
•Transtorno do espectro autista (TEA)
•Legislação e políticas públicas para a educação especial
•Fundamentos, metodologias e recursos didáticos no ensino inclusivo
•Comunicação e tecnologia assistiva
•Estratégias de inclusão, convivência e participação social no AEE
•Plano educacional individual – PEI
TCC (Trabalho de conclusão de curso):
De acordo com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) torna-se opcional à instituição de ensino, ou seja, ela possui autonomia à adereir ou não o TCC nos Projetos Pedagógicos dos seus respectivos cursos. A menos que TCC conste como componente curricular obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação, sua entrega não é obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão do curso.
Corpo Docente:
Doutores, Mestres e Especialistas com vivência nas respectivas áreas.
Contato e informações:
[email protected]
(35)3449-9248 / (35) 98846-5811
Clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp
WhatsApp
Para solicitar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), clique aqui.
[email protected]
Para saber sobre programas de Descontos
Clique aqui
*A abertura da turma estará suscetível a quantidade mínima de alunos estabelecida pela instituição.