Prezados autores, por favor, deixem as apresentações disponíveis no drive ou no e-mail. Não será permitido o uso de computadores pessoais.
A VIII edição do SIMDT - Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses em Educação, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, por meio do seu Núcleo de Pesquisas em Educação, Conhecimento e Sociedade, tem como finalidade principal a ser um espaço de divulgação das pesquisas em educação produzidas nas diversas regiões do país, pelas diferentes instituições e grupos de pesquisa.
Na edição de 2024, a realização do SIMDT será exclusivamente virtual (On-line). O evento será aberto para toda a comunidade, acadêmica ou não, e terá como foco a produção e circulação de trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação divididos em três áreas temáticas, quais sejam:
I. Ensino, Linguagem e Formação Humana - Compreende as pesquisas e estudos que abarquem o saber, a formação e o desenvolvimento humano, bem como processos e práticas educacionais que contemplem a relação escola, universidade e trabalho. Essa linha temática se destina às investigações articuladas entre educação, conhecimento e sociedade visando à formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos, criando e explorando novas possibilidades de produção de conhecimento que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Aborda, portanto, os diferentes espaços de educação e formação.
II. Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos – É destinada às pesquisas e estudos referentes à educação, inovação, produção e circulação de conhecimento, nos diversos espaços e formas de ensino e aprendizagem. Além disso, contempla estudos que envolvam as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como a natureza, a apropriação, reelaboração, produção e circulação de conhecimento, em espaços formais e não-formais de ensino, visando a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos da contemporaneidade. Admite-se, também, trabalhos que se destinam a investigar o uso das tecnologias e redes digitais na educação, os recursos e ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem para uma inovação na produção de conhecimento científico, tecnológico e cultural.
III. Políticas Públicas e Gestão - Compreende os estudos e pesquisas pertinentes ao planejamento, a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais e afins, notadamente no Brasil, assim como a concretização dessas políticas no âmbito dos sistemas e das instituições. Debate e relaciona a organização da educação nos seus diferentes contextos, políticas e programas governamentais, no âmbito das políticas públicas e da legislação em todos os níveis federativos.
O SIMDT - Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, por meio do seu Núcleo de Pesquisas em Educação, Conhecimento e Sociedade.
Já em sua oitava edição, o SIMDT é um evento científico aberto a toda a comunidade acadêmica, reunindo as pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática da Educação.
No ano de 2024, a Comissão organizadora projetou uma abrangência nacional para o evento, de modo que sejam contempladas pesquisas de diferentes regiões do país. Assim, o evento contará, em sua programação, com palestras, mesas redondas, Grupos de Trabalho (GT), além de comunicações orais e apresentações de banners.
Os trabalhos apresentados no VIII SIMDT em Educação serão publicados em formato de Anais.
O VIII SIMDT em Educação se justifica, entre outros fatores, por ser um evento que irá promover e fomentar o diálogo e as discussões envolvendo a produção e circulação do conhecimento em Educação na contemporaneidade, tanto entre pesquisadores como também como estudantes de graduação e de Pós-graduação em âmbito nacional. Será fomentada, também, a participação de profissionais que atuam na educação básica nas redes públicas municipais e estaduais.
Compreendendo a educação como prática transformadora – o que implica que os profissionais tenham um formação crítica e reflexiva a respeito de sua atuação profissional – o VIII SIMDT em Educação 2024 oferecerá ferramentas teóricas e práticas para a formação continuada desses profissionais, como também para as problemáticas colocadas à educação no Brasil. Será um espaço, portanto, de diálogo entre a universidade e a sociedade em geral.
Reconhecendo a Educação como um processo permanente (life long learning) e complexo, e a pesquisa em Educação como uma prática inerente ao processo de ensino e aprendizagem, o VIII SIMDT priorizará as temáticas envolvendo a produção e circulação de pesquisas sobre educação que visam refletir, de maneira rigorosa, crítica e preferencialmente interdisciplinar, sobre os processos educativos que nos desafiam na atualidade, extrapolando o contexto de ensino e aprendizagem, da pesquisa e da formação, para outros que dizem respeito às práticas sociais, à saúde, às políticas públicas, ao mundo do trabalho, à profissionalização, às legislações, às práticas discursivas e às condições materiais e simbólicas de existência humana.
Dentro desse contexto, as discussões científicas que irão perfazer a programação VIII SIMDT em Educação constituirão um canal permanente e efetivo de diálogo entre diferentes pesquisadores no Brasil, visando não apenas o desenvolvimento científico e tecnológico para o campo de pesquisas sobre seus diferentes temas, como também a transferência de conhecimentos, e a promoção de ações que tenham como fim um desenvolvimento humano mais justo, solidário, ético e sustentável.
Inscrições para autores 02/09 a 06/11
Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados (apresentações orais): Até 11/11/24
Realização do evento: 12 de novembro
Local: On-line
Palestrantes: Dra. Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas) / Mediador: Dr.a. Juliana Marcondes Bussolotti (PPGEduCS).
Local: On-line
Palestrantes: Dr. Flávio Brayner (UFPE) / Dr. Francisco Evangelista (Univás) / Dr.a Ana Paula Villela (IF Sul de MG) / Mediadora: Dra Joelma Pereira de Faria Nogueira (PPGEduCS)
Local: On-line
Autores (as):
Local: On-line
Dra. Madalena Pereira da Silva (Uniplac)-:
Dra Fabiana Cristina Frigieri De Vitta (Unesp) - "Uso de formulários eletrônicos como ferramenta nas pesquisas em Educação".:
Dr. Ronaldo Júlio Baganha (Univás) – “Inteligência Artificial no Ensino Superior”:
Mediadora: Roberta Cortez Gaio (PPGEduCS):
Local: On-line
Dra. Mônica Ribeiro (UFPR) – "Desafios e possibilidades das políticas públicas educacionais para as juventudes no Brasil":
Dr. Cássio José de Oliveira Silva (Univás) – “Desigualdades na produção das políticas educacionais nas escolas: o caso do Novo Ensino Médio em Minas Gerais”:
Tiago Zanquêta - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: a ocultação dos movimentos de resistência propositiva popular:
Mediadora: Dra. Valéria Vasconcelos (PPGEduCS):
Local: On-line
Intervalo para Almoço:
Local: On-line
Palestrante: Dr. Antônio Joaquim Severino (Uninove):
Mediador: Dr. Atilio Catosso Salles (PPGEduCS):
Local: On-line
Dr. Atílio Catosso Salles (Univas)
Dr. Nora Ruth Krawczyk (Unicamp)
Dr.a. Juliana Marcondes Bussoloti (Unitau / Univás)
Dr. Diego Henrique Pereira (Univás)
Dr. Alberto de Vitta (Univás)
Dr.a. Joelma Pereira de Faria (Univás)
Dr. Rafael Lazzarotto Simioni (Univás / FDSM)
Dr. Ronaldo Júlio Baganha (Univás)
Dr.a. Mônica Ribeiro da Silva (UFPR)
Dr. Cássio José de Oliveira Silva (Univás/Unicamp)
Dr. Valéria Vasconcelos (Uniplac / Univás)
Dr. Francisco Evangelista (Univás)
Dr. Marcelo Augusto Scudeler (Univás / Unisal)
Dr. José Dias da Silva Neto (Univás)
Dr. Rodrigo Rios Faria de Oliveira (Univás)
Dr. Atílio Catosso Salles (Docente do PPGEduCS)
Dr.a. Juliana Marcondes Bussoloti
Dr.a. Joelma Pereira de Faria (Docente do PPGEduCS)
Dr. Francisco Evangelista
Dr. Ronaldo Júlio Baganha (Docente do PPGEduCS)
Dr. Marcelo Augusto Scudeler
Dr. Valéria Vasconcelos
Dr. Diego Henrique Pereira
Dr. Rodrigo Rios Faria de Oliveira (Docente do PPGEduCS)
Dr. Rafael Lazarotto Simioni (Docente do PPGEduCS)
Dr. Alberto de Vitta
Dr. Cássio José de Oliveira Silva (Docente do PPGEduCS)
Lucas de Souza Justiniano
Marcos Antônio dos Santos
Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí
Avenida Cel. Alfredo Custódio de Paula, 320 - CEP 37553-068 - Pouso Alegre - MG
Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí
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