No dia 21 de março, o curso de Pedagogia da Univás teve o prazer de receber as alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo de Pouso Alegre, Ana Luiza Teixeira Loyola, Annie Gonçalves Costa Araújo e Isabella de Oliveira Ferraz, medalhistas de ouro na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada em setembro de 2024, na Barra do Piraí (RJ).
O professor João Sérgio Fossa, é o responsável pelo desenvolvimento desse projeto no Colégio Anglo, que proporcionou uma rica experiência de aprendizado e experimentação para as estudantes, contribuindo significativamente para a participação delas na competição.
Após essa brilhante conquista, as alunas foram convidadas para conduzir uma oficina prática com as estudantes do curso de Pedagogia, com o objetivo de demonstrar o uso de ferramentas pedagógicas eficazes no ensino de Ciências da Natureza, focando especialmente no ensino de Física por meio da construção de foguetes.
A atividade aconteceu no contexto da disciplina Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sob a organização da Profa Dra. Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola, assim como da Profa. Dra. Letícia Rodrigues de Souza, coordenadora do curso de Pedagogia. Durante o evento, as medalhistas discutiram como a construção de foguetes pode ser utilizada como uma estratégia didática para tornar as aulas de Física mais atraentes e acessíveis para crianças, além de compartilharem sua experiência na 18ª MOBFOG, competição em que conquistaram a medalha de ouro.
A Profa. Dra. Ana Beatriz destacou a importância da experimentação no ensino da Física, ressaltando que “os experimentos práticos são fundamentais para o aprendizado efetivo dos estudantes. A abordagem tradicional, centrada em fórmulas e cálculos, muitas vezes leva à percepção de que a disciplina é difícil e desinteressante. A experimentação ativa, por outro lado, promove uma aprendizagem significativa, estimulando a observação, a formulação de hipóteses, o desenvolvimento de habilidades práticas e a resolução de problemas. Além disso, engaja os alunos e favorece o trabalho em equipe”.
No segundo momento da atividade, cada aluna do curso de Pedagogia teve a oportunidade de criar o seu próprio foguete, vivenciando de forma prática o processo de construção e lançamento, o que proporcionou uma rica experiência de aprendizado relacionada aos conceitos de Física.
A oficina foi uma experiência extremamente valiosa para as alunas do curso de Pedagogia, proporcionando uma abordagem inovadora e colaborativa para o ensino das Ciências. A atividade não só enriqueceu o entendimento prático dos conceitos, mas também fortaleceu a integração das futuras pedagogas com atividades formativas que poderão ser aplicadas diretamente na Educação Básica.
A participação das medalhistas do Colégio Anglo foi um marco importante para a Universidade, mostrando o impacto positivo que iniciativas colaborativas e interinstitucionais podem ter na formação de futuros educadores.