Curso de Fisioterapia doa 500 litros de leite ao Complexo Hospitalar Samuel Libânio

28/03/2025

Durante integração dos calouros do curso de Fisioterapia da Univás foram arrecadados cerca de 500 litros de leite que foram doados ao Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) na tarde desta sexta-feira, dia 28 de março. “Essa iniciativa dos alunos do primeiro período visa retribuir um pouquinho para a sociedade o que a sociedade oferece para a gente. O hospital é uma parte muito importante para todos nós, é o nosso celeiro de aprendizagem, onde estamos no dia a dia. Então é muito prazeroso sempre ajudar nosso hospital de todas as formas que pudermos. Isso é o mínimo que podemos fazer para retribuir ao hospital tudo que o hospital faz para a gente”, disse o coordenador do curso, Diego Guimarães Openheimer.

A acadêmica Maria Alice Malaquias do Prado, natural de Espírito Santo Dourado, elogiou a recepção na Univás e falou sobre a alegria de poder ajudar pacientes carentes do CHSL. “É uma iniciativa muito bacana. Ficamos muito felizes em cooperar nessa arrecadação, poder dar nossa parcela de contribuição. Cada um trouxe um pouquinho e no pouquinho, fizemos a diferença”, disse.

A diretora administrativa do CHSL, Jusselma Reis, recebeu a doação em nome do hospital. “É um momento de solidariedade e também de gratidão. Temos um enorme consumo de leite no hospital e esse envolvimento desperta ainda mais nos alunos o espírito de solidariedade, que também faz parte de todo o processo educacional na Univás. Agradecemos de coração a todos os envolvidos na iniciativa solidária”, agradece.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e diretora da Unidade Central da Univás, Sílvia Mara Tasso, falou sobre a importância da doação. “Ações como essa mostram nossa integração enquanto mantidas da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). Então, dentro da família, é muito importante estarmos juntos e nos ajudando mutuamente. O Complexo Hospitalar é um grande campo de escola. Por meio dessa ação, mostramos a nossa responsabilidade com o hospital enquanto sociedade e só vem para engrandecer cada um de nós, não apenas no ensino, mas enquanto seres humanos”, analisa.

O pró-reitor de Graduação da Univás, Guilherme Pincelli, que a atividade propicia tanto a integração dos alunos quanto a conscientização dos mesmos para as causas sociais. “Ficamos muito satisfeitos com essas ações solidárias no início do ano, que demonstram a importância e o papel da universidade dentro do contexto regional. Consequentemente, esse resultado das ações, essa quantidade de leite que são coletados, proporciona para os alunos aspectos de conscientização muito importantes. Essa dedicação para fazer esse trabalho e participar de alguma forma de um ato solidário é muito, muito mais saudável do que os trotes antigos e ultrapassados”, afirma.

A coordenadora do setor de Nutrição e Dietética do CHSL, Thaila Romanelli, que também participou do momento de doação, disse que a campanha é muito importante pois ajuda muito na nutrição dos pacientes mais carentes. “Hoje a gente usa em torno de 220 litros de leite por dia para todo o hospital e servimos o leite para os pacientes no café da manhã, no café da tarde e na ceia. Então isso ajuda muito, auxilia muito o tratamento dos pacientes”, conta.

 

Compartilhe nas redes sociais