Jovens aprendizes iniciam nova etapa de atividades práticas em vários setores da FUVS

06/01/2025

A nova turma do programa de aprendizagem profissional Jovem Aprendiz da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) iniciou a etapa de atividades práticas na tarde desta segunda-feira, dia 6 de janeiro, na sala 17 da Unidade Central da Univás.

A atividade contou com as presenças do diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima Oliveira; o superintendente de Gestão Estratégica da FUVS, Alexandre Moreira Faria; da gerente de RH da FUVS, Aparecida de Cássia Carvalho Pereira, da secretária do Colégio João Paulo II, Maristela da Fonseca Venâncio; da psicóloga do CJPII, Júlia Santos de Faria; e da psicóloga Andreza Soares, que atua no Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Gerência de Recursos Humanos.

 

“Preparamos uma tarde bem agradável para que eles comecem a entender o ambiente laboral, o que é trabalhar, mas também ser respeitado enquanto jovens, enquanto adolescentes. A nossa expectativa é conseguir atingir o desenvolvimento máximo deles e o melhor aproveitamento dentro do ambiente de trabalho no dia a dia, na prática mesmo”, conta a psicóloga Andreza Soares.

Os alunos, a partir de agora, vão atuar em vários setores do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (HCSL), Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Anglo Pouso Alegre e Colégio João Paulo II. “Líderes responsáveis pelos setores recebem com carinho os alunos que estão sendo apresentados aos locais onde vão continuar recebendo sua formação. O programa é uma oportunidade de experiência dentro do primeiro emprego. Nesta fase, eles estarão aprendendo a trabalhar em equipe, trabalhar com a resolução de problemas, flexibilidade, adaptabilidade e em competências e habilidades que o mercado do trabalho exige”, explica a psicóloga Júlia Santos.

O Colégio João Paulo II (CJPII) deu início às aulas dos Jovens Aprendizes da FUVS no dia 21 de outubro do ano passado, marcando um importante passo na formação profissional dos alunos. “É uma emoção muito grande tanto para nós da equipe do Colégio João Paulo II quanto para os alunos começar essa nova fase, depois de três meses de formação teórica. O colégio João Paulo II tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem deles e esse é um momento muito gratificante para todos nós”, ressalta Maristela Venâncio.

A FUVS conta com o reconhecimento e aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego, órgão vinculado ao Governo Federal. A Fundação desempenha um papel fundamental para que a inclusão social dos jovens aconteça com metas focadas na geração de renda, na contribuição com o primeiro emprego e no desenvolvimento global dos aprendizes. O programa já auxiliou centenas de jovens desde 2013, com professores, ambiente e estrutura propícias para o desenvolvimento de suas competências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais