Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí comemora o Dia do Jardineiro

11/12/2024

No dia 15 de dezembro, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) comemora o Dia do Jardineiro. Por isso, conversamos com José Pereira Barbosa, que atua há dez anos na instituição. “Eu sempre gostei de cuidar das plantas. Elas deixam o ambiente mais bonito e mais agradável aqui na Fundação. As pessoas sempre falam sobre isso comigo. Aqui é muito bom de trabalhar. Aqui fiz muitos amigos e trabalho no que eu gosto”, disse o jardineiro, que é casado e pai de um filho.

José Pereira, que já trabalhou como vendedor, pintor, entre outros ofícios, se encontrou na jardinagem. “Desde quando eu entrei aqui na instituição faço a parte de jardinagem. Me sinto muito bem fazendo esse tipo de serviço e as pessoas me tratam muito bem aqui”, afirma o jardineiro, que é natural de Estiva e mora em Pouso Alegre desde 1975.

Ele chega de manhã na instituição e verifica primeiro a limpeza dos locais de plantas. “Organizo primeiro a limpeza, vejo se tem alguma coisa quebrada, um galhinho de árvore, uma folha no chão. Verifico se a graminha está sempre limpinha. Depois tenho que aguar todas as plantas pra elas ficarem bem vistosas, bem bonitas. Quando planto novas flores, tenho que cuidar da terra. Tudo isso que faço aqui aprendi na lida, trabalhando mesmo”, conta José Pereira.

Inspirado pelo seu pai, José gostava de cuidar de plantas desde criança. “Sempre gostei da natureza, sempre gostei de ver as plantas bonitas. Meu pai cuidava muito bem dessa parte de jardinagem e minha mãe plantava chás e temperos como o cheiro verde, em volta da nossa casa. Cresci com isso na minha infância e hoje trabalho feliz fazendo o que faço”, conclui o jardineiro.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais