Acadêmicos do 2° e 4° períodos do curso de Fisioterapia da Univás realizam diversas atividades de curricularização da extensão junto à aos estudantes de Pouso Alegre. O coordenador Diego Openheimer conta que os alunos realizam seis projetos de extensão no Colégio Anglo, Colégio Pouso Alegre, Escola Estadual Monsenhor José Paulino, Escola Estadual Professor José Marques de Oliveira e Escola Estadual Presidente Bernardes, ambos de Pouso Alegre.Os excelentes trabalhos foram orientados pelo professor Ricardo Cunha Bernardes e Ricardo da Silva Alves.
“Do Sedentarismo à Vitalidade: A Fisioterapia como Aliada do Coração”
No dia 19 de novembro, as acadêmicas do 2º período realizaram a apresentação do projeto de extensão na Escola Estadual Professor José Marques de Oliveira com o tema: “Do Sedentarismo à Vitalidade: A Fisioterapia como Aliada do Coração”. O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização de atividade física regular e da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares. As alunas realizaram uma breve palestra do tema e, em seguida, fizeram um circuito funcional com os alunos presentes. O circuito funcional incluiu testes como o Test T, Y Balance, Hop Test e Ckcuest, para avaliar membros inferiores, superiores, força, equilíbrio, agilidade e instabilidade. O objetivo dos exercícios propostos para os alunos foi demonstrar como a fisioterapia pode auxiliar para uma vida mais saudável e ativa, ajudando na prevenção de doenças.
Primeiros Socorros em Esportes
O projeto de extensão “Primeiros Socorros em Esportes” promoveu uma palestra direcionada aos alunos do 9º ano do Colégio Pouso Alegre, com o objetivo de orientar sobre a importância de conhecimentos básicos em primeiros socorros. A iniciativa buscou capacitar os estudantes para agir de forma rápida e eficaz diante de situações de emergência que possam ocorrer durante atividades esportivas, promovendo maior segurança e preparo no ambiente escolar.
Preocupações com o Futuro
Com o objetivo de ajudar a enfrentar essas adversidades, o projeto foi desenvolvido para oferecer estratégias de enfrentamento, como técnicas de relaxamento, criação de rotinas, adoção de hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, entre outras no Colégio Anglo, em Pouso Alegre, no dia 14 de novembro. Todos sabemos o quanto é desafiador lidar com as emoções e as preocupações sobre o futuro, especialmente durante a transição da adolescência para a vida adulta. Nesse momento, incertezas e dúvidas podem se tornar constantes, gerando ansiedade e insegurança. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, um público especialmente significativo, pois está vivenciando essa fase de transição e enfrentando os desafios do futuro. Durante o evento, foi realizada uma palestra clara e objetiva sobre como lidar com as preocupações em relação ao futuro, seguida de uma dinâmica que promoveu a interação entre todos os alunos. Essa atividade gerou uma roda de conversa rica e produtiva, na qual os estudantes puderam compartilhar suas inquietações e trocar experiências. Ao final, foram distribuídas lembrancinhas e um folder explicativo com dicas e orientações sobre os temas abordados. Para concluir, recebemos feedbacks positivos dos participantes em relação à palestra e à dinâmica, o que reforçou a importância e a relevância do projeto para esse público em um momento tão crucial de suas vidas.
Atitudes que salvam: Práticas em Primeiros socorros
Esse projeto tem como objetivo abordar a importância da implementação de práticas de primeiros socorros nas escolas, capacitando alunos em técnicas básicas de primeiros socorros, como reanimação cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias aéreas e manejo de ferimentos, por meio de teoria e prática, visando garantir que os alunos se sintam confiantes e aptos a agir em situações de emergência.
“Desconecte-se: O Impacto do uso Excessivo de telas na saúde”
Este trabalho enfatiza a importância da conscientização das questões como sedentarismo, distúrbios visuais, ansiedade, problemas posturais entre outras adversidades. O objetivo central deste trabalho é aumentar a conscientização de crianças e adolescentes sobre os malefícios causados pelo uso excessivo de telas. A intenção é estimular a redução do tempo com dispositivos eletrônicos, promovendo, assim, a prática de atividades físicas, momentos de qualidade, podendo resultar em impactos positivos na saúde.
"Abordagens Fisioterapêuticas na Redução da Ansiedade em Alunos Pré-Vestibulandos"
O projeto teve como objetivo promover o equilíbrio emocional e a saúde mental de alunos pré-vestibulandos por meio de exercícios físicos, técnicas de relaxamento e estratégias respiratórias, reduzindo a ansiedade e o estresse. Realizado em novembro de na Escola Estadual Monsenhor José Paulino, envolvendo palestras interativas ministradas por alunas de Fisioterapia, abordando ansiedade, depressão e o papel da fisioterapia na saúde mental. A participação ativa dos estudantes enriqueceu o evento. O projeto destacou a importância da fisioterapia na saúde mental, fortalecendo o vínculo entre a academia e a comunidade escolar e contribuindo para o bem-estar dos alunos.