O Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) realizou várias atividades alusivas à comemoração do Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão entre colaboradores no mês de novembro. Destaque para as ações promovidas nos dias 28 e 29 que foram chamados de “Dias D para prevenção de lesão por pressão” no CHSL. “Essa data tem como finalidade aumentar a conscientização e a adesão à prevenção e manejo adequado das lesões por pressão. Estas ocorrem devido à exposição à pressão prolongada do paciente sobre uma superfície de apoio, geralmente acometendo aqueles que estão na condição de acamados ou com mobilidade prejudicada”, conta a enfermeira do Núcleo Interno de Estomoterapia, Priscila Oliveira Cassemiro Verdi.
O Dia Mundial de Prevenção à Lesão por Pressão é de extrema importância para os pacientes que são assistidos na instituição e para a equipe multiprofissional, porque todos desempenham papéis fundamentais na implementação e execução dessas medidas de prevenção. “A prevenção de lesões por pressão reduz o risco de complicações, reduz tempo de internação. Prevenir a lesão por pressão faz parte das seis metas de segurança do paciente e a atuação da equipe multidisciplinar e fundamental nesse cuidado”, ressalta a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Mônica Aparecida Amaral Maia.
A enfermeira do Núcleo de Qualidade, Dayana Rubinelly de Assis, explica que a gestão da qualidade na área de saúde abrange uma ampla gama de práticas relacionadas à coordenação de processos, no alcance da excelência, na satisfação do paciente e principalmente na segurança assistencial. “Hoje de forma lúdica sinalizamos o quanto é importante seguir as boas práticas assistenciais, cumprindo todos protocolos padronizados, registros bem formalizados para evitarmos e minimizarmos os riscos suscetíveis que o paciente pode ter em sua jornada hospitalar”, afirma Dayana.