As atividades da última oficina deste ano da Rede Educação, Universidade e Escola Pública (REUNE) foram realizadas com sucesso e a participação de cerca de 150 educadores na Unidade Fátima nesta quarta-feira, dia 6 de novembro.
O REUNE é um projeto de extensão realizado pela Univás, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre (SRE Pouso Alegre).
No período da manhã, as atividades abordaram a política pública que a Secretaria do Estado de Minas Gerais disponibiliza para as escolas da rede pública estadual e visa promover o aperfeiçoamento profissional dos servidores da SRE Pouso Alegre, no que se refere aos processos e projetos de ensino e aprendizagem sobre leitura e escrita. Nessa política também consta a revitalização das bibliotecas, aquisição e compra de materiais pedagógicos, livros e como utilizar a biblioteca de uma forma diferenciada.
A professora da Univás, Letícia Rodrigues de Souza, ressalta também que foram apresentadas práticas exitosas de projetos de leitura e escrita em diferentes escolas dos anos iniciais, escolas dos anos finais (do 6º ao 9º ano) e uma escola de ensino médio.
No período da tarde, as oficinas propiciaram momentos de discussão sobre o espaço da biblioteca nas escolas, assim como a relevância de se utilizar esse ambiente pedagógico de forma diferenciada. “Desse modo, a 4ª oficina da REUNE abordou e apresentou pontos significativos e relevantes sobre o projeto de leitura e escrita com os PEUB (professores de uso da biblioteca), assim como discorreu sobre a importância desses profissionais dentro das escolas. Por fim, retratamos sobre a importância de existir também uma biblioteca itinerante, em ambientes abertos, para complementar e desenvolver o trabalho de leitura e escrita nas escolas e na comunidade”, conta a professora Letícia da Univás.