A Univás, por meio da Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, realizou na noite desta terça-feira, dia 5 de novembro, a abertura do 21º Congresso de Iniciação Científica que neste ano aborda o tema “Explorando Fronteiras: Pesquisa, Educação e Saúde”.
“Nosso objetivo é estreitar cada vez mais os laços dessas duas vocações da Universidade e da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, como um todo, em seus pilares de Educação e Saúde. Esse ano estamos com mais de 90 trabalhos inscritos. Os trabalhos, coincidentemente, tocam nas questões de Educação e Saúde, e, dessa forma, percebemos que essa vocação da instituição vem se consolidando. Depois de 21 anos desse congresso, já vivemos um processo em amadurecimento e crescimento. Nós somos uma sociedade aprendente, então o intuito do evento é aprendermos cada vez mais. Eu tenho certeza que será uma tenho certeza que vai ser uma semana fantástica de aprendizado”, afirma a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira.
O Congresso de Iniciação Científica é um momento científico onde os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas, por meio de Comunicação oral e Pôster. Neste mesmo evento também serão ministrados minicursos que contribuem para a formação técnico-científica dos acadêmicos. “Agradeço a presença de alunos das nossas três unidades, pois buscamos sempre essa aproximação. Agradeço a professora Joelma, por essa oportunidade de estar hoje com esse público gigante, tendo a oportunidade de participar desse evento tão importante. A pesquisa une dissentes da pós-graduação com dissentes da graduação, docentes da pós-graduação com dissentes da graduação, e essa união vai fazendo um mosaico, com a presença de professores e alunos. Eu fico muito feliz e agradeço essa oportunidade de participar desse evento de muito sucesso na Univás”, disse o Reitor da Univás, José Dias da Silva Neto.
A Mesa solene do 21º Congresso de Iniciação Científica da Univás foi composta pelo Reitor José Dias da Silva Neto; o Vice-Reitor Taylor Brandão Schnaider; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Elísio Meireles de Miranda; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira; o Pró-Reitor de Graduação e Diretor da Unidade Fátima, Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; a Pró-Reitora de Extensão a Assuntos Comunitários e Diretora da Unidade Central, Sílvia Mara Tasso; o Coordenador de Pesquisa da Unidade Central, Ricardo da Silva Alves; o Coordenador de Pesquisa da Unidade Fátima, Rodrigo Machado Pereira; o Diretor Técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), Saulo Gonçalves Lamas; e o Presidente do Diretório Acadêmico, acadêmico Samuel Oliveira.
O presidente da FUVS, mantenedora da Univás, Dr. Elísio Meireles de Miranda, parabenizou a organização e desejou sucesso para o evento. “Nossa universidade é o nosso centro de pesquisa, nosso centro de renovar fronteiras. Eu desejo a vocês uma noite maravilhosa, que essa data de hoje seja importante na vida de vocês. Felicidades a todos, e reforço que nossa fundação está sempre à disposição de qualquer um de vocês, sempre com o espírito enorme e crescimento”, discursou.
Durante o evento, foi entregue placa de menção honrosa de apoio à pesquisa para o Departamento de Relações Institucionais (DRI), que foi recebida pelo jornalista Eduardo de Souza e a publicitária Thamíres Mayara Pereira.
A professora Daniela Francescato Veiga recebeu placa de menção honrosa como pesquisadora da Univás.
O Diretor Técnico Saulo Gonçalves Lamas recebeu placa de menção honrosa de apoio à pesquisa pelo Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL).
Toda a comunidade acadêmica fez uma homenagem surpresa à Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira, que possui uma trajetória de muita dedicação e trabalho na instituição.
A conferência de abertura foi realizada pelo Prof. Dr. Camilo Darsie, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que falou sobre “Pesquisa, Educação e Saúde: Possibilidades Investigativas a Partir das Lentes das Humanidades”.