A Fundação de Ensino Superior do Vale dos Sapucaí (FUVS) comemora nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, o Dia do Radialista. Para a data especial, conversamos com o comunicador Francisley Balbino de Andrade, mais conhecido como Francisley Jr., que já tem 31 anos de profissão e trabalha na Educativa Univás FM.
A vocação para comunicação por meio do rádio surgiu cedo na vida de Francisley, quando era garoto na zona rural do município de Silvianópolis, terra natal do seu pai. “Meu pai era muito falante, fazia inúmeras perguntas sobre tudo. Na época, eu ainda era garotão de 10 anos, cuidava das atividades da roça junto com meu pai enquanto ouvia grandes radialistas do Brasil que marcaram época, como Zé Bétio, Eli Corrêa, nas ondas das rádios Record, Capital e Globo. Então, eu sempre tive essa paixão pela comunicação, essa vocação de me comunicar com as pessoas desde garoto, e, com o passar do tempo e dos anos, fui aprimorando, até exercer minha profissão em uma emissora de rádio”, conta o radialista.
Francisley fala da gratidão de atuar há 12 anos na Educativa Univás FM. “A Fundação oferece essa estrutura legal, onde nós temos, acima de tudo, liberdade para trabalhar e fazer uma comunicação verdadeira e transparente. Aqui, em todos os programas, cada radialista tem a sua liberdade e uma estrutura excelente com o conforto no estúdio, equipamentos de primeira geração, que abrilhantam ainda mais nossa comunicação. Temos uma direção que fala a mesma língua do comunicador. Digo sempre que a gente faz o rádio do jeito que o povo ainda quer ouvir, então, realmente, eu só tenho que agradecer”.
O radialista Francisley confessa que se emociona muito sempre no início do seu programa quando traz mensagens de motivação para os ouvintes. “Faço uma corrente de fé e pensamento positivo na abertura do programa e recebo um feedback muito gratificante dos ouvintes. Hoje entendo que uma palavra amiga pode transformar vidas. Acredito, que levar mensagens de esperança e otimismo seja um dos papéis mais importantes do radialista. Um momento de fé faz toda a diferença e dignifica a profissão do radialista”, afirma.
“O trabalho do radialista deve ser realizado com carinho e respeito aos ouvintes. Os problemas particulares têm que ficar fora do estúdio. O mundo da comunicação exige de nós radialistas uma postura de leveza no coração. Temos que estar inspirados para transmitir sentimentos de carinho, alegria e determinação. Faça cada programa como se fosse o último da sua vida, de forma especial, e, dessa forma, você vai estar fazendo a diferença na vida das pessoas” - Francisley Jr.
Educativa Univás FM
A Rádio Educativa Univás FM é uma emissora educativa de rádio, pertencente à Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), entidade com fins de ensino, pesquisa e extensão. A missão da emissora é oferecer à comunidade da macrorregião sul mineira serviços de radiodifusão socioeducativos, produzindo e veiculando programas culturais, esportivos, científicos e noticiosos de interesse público e comunitário, com qualidade, seriedade, ética e confiabilidade, utilizando tecnologia avançada e atuando como campo de ensino e pesquisa da comunidade acadêmica da Univás. “Nossa visão é ser a melhor rádio educativa da macrorregião sul mineira, com audiência e reconhecimento da comunidade, autossustentável, tecnologicamente avançada, voltada para ensino e pesquisa com patrimônio humano integrado, qualificado e valorizado”, disse o coordenador da Univás FM, jornalista Lucas Silveira, que também é radialista.