FUVS comemora neste sábado o Dia do Profissional de Informática

17/10/2024

Neste sábado, 19 de outubro, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) comemora o Dia do Profissional de Informática e para essa data especial entrevistamos Marcos Antônio dos Santos do Departamento de TI. Ele iniciou sua trajetória como estagiário, depois foi efetivado como programador, seguindo para analista de sistemas, e atualmente atua como analista de desenvolvimento de sistemas da FUVS e professor na área de desenvolvimento de software, com programação back-end avançado, fundamento de programação e modelagem de software na Univás. “O profissional de informática pode se especializar numa área só, mas pode atuar em várias, por exemplo no desenvolvimento de software, suporte, implantação de software, infraestrutura, redes de computadores, segurança, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de páginas web, entre outras ramificações”, explica.

Para Marcos, o bom profissional de informática tem que possuir uma atualização diária na área. “Na área de TI só conhecer a parte técnica não é suficiente, porque todo dia muda. Assim, brincamos sempre que a cada seis meses surge uma tecnologia nova. Então o profissional deve possuir duas características: vontade de aprender e produtividade. É o principal para se dar bem nessa área”, analisa.

Ele explica que, para quem tem interesse pela área, o melhor é fazer o curso de Sistemas de informação que é bastante abrangente. “Aqui na Univás, por exemplo, o nosso curso capacita o aluno desde a questão de dar um suporte para o usuário até para trabalhar com inteligência artificial. O curso de Sistemas de Informação da Univás capacita 100% aluno", afirma.

Marcos, que leciona na Univás, descobriu o dom para a informática no último ano de Ensino Médio, quando passou por um curso do Senai e começou a aprender um pouco de programação. “Desde quando eu saí da faculdade, sempre tive vontade de ensinar, de passar meus conhecimentos sobre programação. Quando eu me formei, por exemplo, não tinha nada disso, ninguém sabia o que tratava essa área de programação. Então eu tinha vontade de dar aula”, conta.

Ele ressalta a importância do domínio da língua inglesa que é primordial para desenvolver o trabalho na área de informática. “O inglês é a língua-mãe da programação, do desenvolvimento. Então documentação de tecnologia, tutorial, artigo, tudo é encontrado com qualidade em inglês. Então, para beber direto da fonte é necessário o inglês”, aconselha Marcos.

O entrevistado trabalha ao lado de 17 profissionais no Departamento de TI. “É um time focado em melhorar o processo de toda a Fundação, não só para os nossos empregados, mas também para os nossos clientes, que são pacientes, alunos, pais, para possibilitar o melhor recurso de informática possível para eles”, afirma.

Marcão, como é conhecido na FUVS, faz questão de deixar uma mensagem aos seus alunos. “Enquanto estiverem estudando, tentem absorver o máximo de conteúdo possível e conhecer as mais diversas possibilidades, depois escolham algo para se especializar, vão a fundo nisso e nunca deixem de estudar. O principal na área é ter proatividade para estudar, para aprender, e disposição para sempre estar conhecendo algo novo ali na frente", ressalta.

O Departamento de TI da FUVS atua no suporte de nível mais baixo, suporte técnico, na infraestrutura de tecnologia, no suporte aos sistemas, suporte ao usuário (um pouco mais avançado) e desenvolvimento.