Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí comemora Dia do Fisioterapeuta

10/10/2024

A Fundação de Ensino Superior do Vale dos Sapucaí (FUVS) comemora, dia 13 de outubro, o Dia do Fisioterapeuta. A fisioterapeuta, Gislaine Cristina Martins Rosa, que atua desde 2013 no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) falou sobre a sua profissão para essa data especial.

Gislaine é egressa da 7ª turma do curso de Fisioterapia da Univás. “Fisioterapia é amor, é puro amor, é humanização pura. Se não tivermos humanização e amor, nada flui, nenhum tratamento flui. A fisioterapia é uma missão. Nós, fisioterapeutas, somos escolhidos por Deus para atuar nessa profissão”, afirma.

A fisioterapeuta, que atua como coordenadora da UTI Neonatal e Pediatria, conta que despertou para a sua vocação quando era menina e teve um problema de saúde em casa. Na época, ela fez uma promessa ao seu saudoso pai de cuidar das pessoas com dedicação e humanização. Eu acho que naquele momento já nascia minha vocação para a fisioterapia. Deus planta a vocação no coração da gente”, conta emocionada.

Segundo Gislaine, para se tornar um excelente fisioterapeuta é necessário humanização, amor e atualização o tempo todo. “Precisamos nos colocar no lugar do próximo. Como trabalhamos com as mãos, com o toque, é necessário ter muita empatia. Não existe uma coisa mais linda do que você conseguir colocar um paciente de pé pela primeira vez, depois de muito tempo de internação, devolver para ele o fôlego, treinar a força respiratória dele. Minha atuação é com as crianças e traz muita satisfação o sorriso delas durante o tratamento. Não tem preço, de verdade”, analisa Gislaine, que agradece a coordenação do setor e toda direção por propiciar a estrutura adequada para que seu ofício seja executado com excelência.

O Serviço de Fisioterapia do HCSL conta com 53 fisioterapeutas, que divididos em escalas atendem 24 horas os pacientes na parte respiratória, motora, ginecológica (pré-parto) e nos ambulatórios.

Curso de Fisioterapia da Univás

Em 2023, a Univás comemorou os 20 anos do curso de Fisioterapia, referência regional da área. Além de laboratórios com alta tecnologia como o de simulação realística, e as clínicas de Fisioterapia, que não deixam nada a dever aos grandes centros do país, somente os alunos de Fisioterapia da Univás tem o privilégio de atuar e participar de estágios no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), o maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Os acadêmicos de Fisioterapia possuem diversas oportunidades e experiências fora da sala de aula em empresas e instituições. Essa prática do dia a dia forma o aluno como profissional e ser humano.