Parceria entre curso de Psicologia e CJPII propicia espaço de acolhimento para alunos

02/10/2024

Em parceria com o Colégio João Paulo II, o curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) oferece um espaço especial para acolhimento e escuta aos alunos do CJPII. “Essa parceria inovadora conta com um espaço especial para acolhimento e escuta aos alunos, conduzido por estudantes de Psicologia em estágio obrigatório na área de Psicologia Educacional”, conta a diretora do CJPII, Leila Fonseca (foto abaixo).

Segundo a psicóloga do CJPII, Julia Santos de Faria (foto abaixo), a iniciativa representa um passo importante na promoção da saúde mental e emocional, refletindo o compromisso das instituições e da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) com o bem-estar de sua comunidade. A ideia é continuar o projeto no próximo ano, com novos estagiários, já que os atuais encerram seus estágios ao final deste semestre.

Os acolhimentos ocorrem todas as terças e quintas-feiras com a participação de quatro estudantes de Psicologia da Univás, que escolheram realizar seu estágio no Colégio João Paulo II. “Em um ambiente onde a pressão acadêmica e as demandas sociais podem gerar estresse, essa experiência permite um momento de desabafo e reflexão, contribuindo para um alívio temporário e, potencialmente, um maior autoconhecimento. Essa iniciativa visa promover a saúde mental e emocional, proporcionando um espaço seguro para que os alunos possam expressar suas preocupações e emoções”, conta o coordenador pedagógico do CJPII, Wesley Openheimer de Carvalho (foto abaixo), ressaltando que a iniciativa vai de encontro o compromisso do CJPII com o bem-estar dos alunos.

Benefícios para os alunos

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Eveline Moura (foto abaixo), escuta ativa e o acolhimento proporcionados pelos futuros psicólogos podem ter um impacto positivo, mesmo em uma única interação. “Os alunos terão a chance de compartilhar seus sentimentos, o que pode ajudar a aliviar tensões e promover uma sensação de apoio emocional. Embora não substitua um acompanhamento contínuo, essa sessão pode ser um primeiro passo importante para aqueles que precisam de uma orientação inicial”, analisa.

Oportunidade de aprendizado prático

Para os estudantes de Psicologia, a experiência de acolhimento representa uma valiosa oportunidade de aprendizado. Eles poderão aplicar técnicas de escuta em um ambiente real, desenvolvendo habilidades fundamentais para sua futura prática profissional. “Essa vivência é essencial para a formação de profissionais competentes e empáticos. Assim, a iniciativa não apenas beneficia os alunos do Colégio João Paulo II, mas também enriquece a formação dos futuros psicólogos, criando um ciclo positivo de aprendizado e apoio mútuo”, avalia o estagiário do curso de Psicologia, Murilo Souza de Paula Silva (foto abaixo).

Compromisso da FUVS

A FUVS, referência em Educação e Saúde no Sul de Minas, reafirma seu compromisso com a formação integral de seus alunos e a valorização da saúde mental. “Desde sua criação em 1964, a instituição tem se dedicado a promover a educação de qualidade, alinhando teoria e prática em todos os seus cursos. A parceria entre o Colégio João Paulo II e a Univás é mais uma demonstração do papel ativo que a FUVS desempenha na comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis”, afirma o diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima Oliveira(foto abaixo).