Depois de meses de trabalho e organização, a Univás realizou com sucesso, durante o Camp Day 2024, a 2ª edição do Robo Race neste sábado, dia 14 de setembro, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. Neste ano, a equipe vencedora Tecnobros é da Escola Estadual Cristiano Machado, de Ipuiuna, enquanto a Escola Estadual Presidente Bernardes de Pouso Alegre, conquistou as medalhas de prata e bronze. A premiação de "Carrinho mais sustentável" ficou com a equipe Need For Drift, da Escola Estadual Mendes de Oliveira, de Congonhal.
O Robo Race 2024 conta com a participação de 10 escolas divididas em chaves com 15 competidores/alunos de Ensino Médio de Pouso Alegre e região. "Com certeza obtivemos êxito em mais uma edição do evento que promove muita integração e aprendizado. Estamos recebendo um público que vai de 7 a 70 anos, são netos e avôs participando da Robo Race 2024, e isso traz também um clima familiar para todos. Esse projeto de extensão realmente cria e facilita a integração e o aprendizado. O evento propicia que escolas e alunos e mostrem aqui na Univás a sua capacidade", analisa o professor Hulisses Boneti Marcon, que integra a comissão organizadora composta também pelos coordenadores dos cursos de Engenharias, Mário Viana Paredes Filho, e de Sistemas de Informação, André Luiz Martins de Oliveira, além do professor Anderson Oliveira.
O professor André Luiz ressalta que a 2ª edição do Robo Race foi preparado com muita dedicação e carinho com foco no aprendizado do Ensino Médio. "O Ensino Médio possui estudos voltados para esse conteúdo e, nós da Univás, oferecemos hoje essa oportunidade para que os estudantes apresentem seus projetos, suas construções de robôs. Foi um sucesso”, conta.
O professor Mário Viana explica que o Robo Race é um evento focado no ensino médio de escolas públicas, privadas e técnicas. “O evento aumenta a rede de relacionamentos e colaborações na questão de empreendedorismo. Principalmente, depois da pandemia, observamos que essa interação nos ajuda a criar força e trazer a inovações e melhorias para sociedade da região onde a Univás atua, especialmente, nos meios industriais e empresariais almejando os melhores empregos e rendas para nossos futuros acadêmicos”, afirma.