HCSL chama a atenção para importância da odontologia na prevenção do câncer bucal

17/07/2024

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) chama a atenção neste mês para as atividades de conscientização do Julho Verde e a importância da odontologia na prevenção do câncer bucal. “O câncer bucal tem fases de prevenção, de detecção, de diagnóstico, para só depois seguir para o tratamento. O principal a ser feito é a prevenção. A pessoa deve evitar o tabagismo (cigarros de todos os tipos), etilismo (bebidas alcoólicas) e adotar bons hábitos de higiene bucal. Isso reduz em 95% as chances da incidência do câncer bucal”, afirma o cirurgião dentista Leonardo Caldas Vieira, responsável pelas equipes de Odontologia e de Cirurgia Bucomaxilofacial do HCSL.

O trabalho oferecido pela equipe de Odontologia é mais um diferencial do HCSL, que possui habilitação tanto para prevenção, diagnóstico precoce, tratamento cirúrgico e o tratamento oncológico.

O câncer bucal pode atingir garganta, lábios, gengiva, língua, bochecha e céu da boca. “É muito importante que a pessoa faça inspeções na sua boca, de forma fácil e rápida. Abra a boca em frente ao espelho, coloque a língua para fora, verifique se há algum problema nos dois lados. Olhe embaixo da língua e o céu da boca. Os primeiros sintomas são manchas brancas ou vermelhas na parte interna da boca ou nos lábios e feridas que não curam, muito semelhantes a aftas. Lesões abertas na região da cavidade oral há mais de 15 dias também podem ser indicativos de problemas. Outros indícios, como caroços, inchaços, áreas com dormência, sangramentos e dor na garganta persistentes estão também entre os sintomas. Quando esse tipo de câncer evolui para fases mais graves, a doença também pode produzir mau hálito, dificuldades na fala e na ingestão de alimentos e bebidas e perda de peso. Portanto, fique atento e busque atendimento de um profissional de saúde”, explica Leonardo Vieira.

Neste mês, acontece a campanha Julho Verde, que tem como objetivo promover atividades de conscientização e informação para prevenir esse tipo de câncer.

O cirurgião-dentista tem um importante papel na campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O profissional colabora para o diagnóstico, uma vez que os primeiros sintomas se manifestam na cavidade oral, da face e da região de orofaringe dos pacientes. Para Leonardo Vieira, o mais importante é que de 30 a 40 dias, a pessoa faça uma inspeção bucal, para que, se houver algum problema, seja feita uma prevenção e um diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

 

Compartilhe nas redes sociais