Acadêmicos da Liga GUMPI da Univás visitam regularmente o Hospital Samuel Libânio

27/05/2024

Acadêmicas que participam da Liga Universitária GUMPI (Grupo Universitário Móvel de Palhaçada Intensiva) da Univás visitam regularmente vários setores do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Na tarde desta segunda-feira, dia 27 de maio, elas atuaram no setor de Pediatria, levando muita alegria para pacientes e seus familiares.

A presidente da Liga GUMPI, Bárbara Monteiro Bertolacini, explica que para cada setor visitado do HCSL é realizada uma abordagem diferente. “É uma liga de amor. Ela leva amor para as pessoas. Muitas vezes os pacientes e familiares só precisam ser ouvidos e então atuamos também nessa parte de humanização. Normalmente recebemos agradecimentos das pessoas por acalmar e alegrar o ambiente hospitalar”, conta.

O GUMPI visa, por meio de atividades recreativas, possibilitar que seus participantes possam aprimorar seu lado humanista, impactando positivamente no desenvolvimento profissional e interpessoal. Na Pediatria, as alunas fizeram várias brincadeiras, danças e entoaram canções infantis muitas vezes junto com as crianças internadas. “Eles amam ouvir canções e cantar junto. É tudo muito gratificante na nossa atividade acadêmica”, afirma Bárbara.

O GUMPI é uma entidade associativa que agrega acadêmicos de vários cursos da Universidade Vale do Sapucaí (Univás). “A Liga GUMPI foi idealizada por dois acadêmicos do curso de Enfermagem em 2003, os hoje egressos Alyssom de Freitas e Edwin Borges (Dr. Toucinho e Dr. Meio Kilo, respectivamente), com o objetivo de possibilitar a atuação do lúdico na promoção de saúde e bem-estar de pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital das Clínicas Samuel Libânio”, conta a vice-presidente da Liga GUMPI, Ingrid Molina.

Todos os cursos podem fazer parte da Liga GUMPI, e atualmente o projeto se estende para além do HCSL. “Os componentes da GUMPI visitam hospitais, creches, asilos, tirando as pessoas do foco da doença, do tratamento, para que elas possam naquele momento se distrair, ficar alegres, e ver a vida de uma outra forma”, explica o coordenador da Liga GUMPI e diretor da Unidade Central da Univás, professor Marcelo Massahud.