Ligas de Medicina realizam simpósio de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

15/05/2024

As ligas de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do curso de Medicina da Univás realizam em parceria um simpósio nos dias 14 e 15 de maio. Todos os palestrantes do evento são cardiologistas e cirurgiões cardiovasculares renomados do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). “O evento é aberto não só para alunos do curso de Medicina, como para todos os acadêmicos da saúde que se interessem pelos temas de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. Além do enriquecimento do conhecimento médico, o evento propicia a integração dos alunos”, explica a acadêmica Natália Maria de Almeida Nogueira.

Uma das atividades foi a aula realizada na sala 10 na noite desta terça-feira, dia 14 de maio, pelo Dr. Alexandre Hueb, professor da Univás e diretor técnico do HCSL, que falou sobre “Transplante Cardíaco”. O acadêmico Samuel Oliveira Cruz, presidente do Diretório Acadêmico, presente ao evento, elogiou a estrutura do local, recentemente revitalizado, para realização deste tipo de simpósio na Unidade Central.

A segunda atividade acadêmica abordou o tema “Insuficiência cardíaca” com a palestra da Dra. Sasha Duarte, no Anfiteatro da Unidade Central, no dia 14 de maio.

Na quarta-feira, dia 15 de maio, serão realizadas duas aulas sobre “Endocardite infecciosa” com a presença do Dr. Mauricio Guerriere, e “Infarto agudo do miocárdio”, com o Dr. Carlos Henrique Andrade Filho.

A aluna Luisa Villas-Boas Garcia Brasil ressaltou a parceria das duas ligas na realização do simpósio. “Com essa parceria conseguimos proporcionar momentos de enriquecimento e de integração, trazendo excelentes médicos para o evento acadêmico. Temos o privilégio de tirar dúvidas e elucidar questões com médicos renomados no assunto. Esse contato, essa comunicação, essa relação entre a parte clínica e a parte cirúrgica faz toda a diferença para nós alunos de Medicina. Espero que esse evento desperte novos talentos nas áreas de cirurgia e cardiologia”, concluiu.