O primeiro dia da atividade Dia D (dia do descarte) que usa a ferramenta 5S na segunda fase do projeto Lean “Transformação nos Hospitais” está sendo realizada nesta terça-feira, dia 21 de janeiro no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL). “Hoje é um dia muito importante, é o marco do 5S, para trazer mais qualidade no atendimento, deixando os ambientes mais organizados, mais limpos, com o envolvimento de todas as áreas do hospital. No final, tudo isso vai beneficiar muito nossos pacientes. Então é muito importante o dia de hoje para organizarmos nossos ambientes para melhorar o nosso atendimento e o nosso trabalho”, analisa o diretor técnico do CHSL, Saulo Lamas, que falou com todos os presentes no início da atividade.
A diretora administrativa do CHSL, Jusselma Reis, também fez questão de falar da importância do Dia D. “Começamos às 10h quando todas as unidades das linhas de apoio e cuidado começaram a trazer para esse local já pré-estabelecido (ambulatório 1) onde estão sendo recebidos os materiais de descarte. É muito importante a implementação dessa estratégia, o 5S, que entre outros tantos benefícios, traz essa motivação e engajamento da nossa equipe”, ressalta.
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, será realizada uma espécie de “feira” onde serão trocados os objetos que ainda que podem ser úteis em unidades diferentes do hospital. No terceiro dia, quinta-feira, 23 de fevereiro, acontece a elaboração daquilo que se tornará sucata, material utilizável que ficará guardado, e com isso, os equipamentos serão colocados em suas posições desejadas.
Saiba mais sobre o Lean
A Fase 2 de implementação do projeto Lean iniciou-se em outubro de 2024 e conta com profissionais de saúde da Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo, lembrando que na Fase 1 do projeto Lean, o CHSL conquistou os melhores resultados do Brasil, e no processo apresentou melhorias de qualidade, assistência e agilidade na fluidez dos processos internos, reduzindo a superlotação do Pronto Socorro.
Saiba mais sobre o 5S
A ferramenta 5S é uma filosofia de origem japonesa que consiste da aplicação de cinco sensos/etapas de organização nos ambientes de trabalho que possibilita maior produtividade, segurança, melhoria do clima organizacional e motivação dos funcionários. “O 5S é um conjunto de conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades e as atitudes dos colaboradores”, analisa a enfermeira a superintendente adjunta de Enfermagem do CHSL, enfermeira Naury de Jesus Danzi Soares.