Uma única profissão tem muitas ramificações e as pessoas sempre podem ressignificar sua trajetória em uma delas. É o caso da farmacêutica Mariana de Oliveira Botelho que se encontrou profissionalmente ao atuar com pacientes infantis no Complexo Hospitalar Samuel Libânio. “Todos os dias que chego aqui na UTI Infantil para trabalhar e olho para essas crianças, sinto que preciso estar forte para ajudar no processo de reabilitação delas, sinto que preciso ter força, muita força, para continuar estudando e ajudando esses anjinhos, que precisam tanto da gente. Busco essa força em Deus, meus familiares e na minha filha de seis anos. Acompanhar a evolução de uma criança me emociona. A profissão farmacêutica me fez ser uma pessoa muito melhor, uma pessoa mais centrada, que pensa em fazer sempre o melhor para os pacientes”, conta Mariana, que é egressa do curso de Farmácia da Univás.
Farmácia Clínica
Mariana atua na área de Farmácia Clínica, uma das exigências atuais da Organização das Nações Unidas (ONU). “É uma meta e um desafio de colocar esse projeto em prática em vários setores do hospital. O farmacêutico clínico trabalha diretamente com outras equipes multidisciplinares. O objetivo é levar um bem-estar para o paciente, colocando sempre a saúde dele em primeiro lugar. Só para diferenciar, o farmacêutico assistencial fica mais para a parte com a dispensação de medicamentos, com o controle de estoque de medicamentos, com compras. Então, no meu caso como farmacêutica clínica atuo diretamente com a parte de avaliação de prescrição médica, que me possibilita estar mais próxima do paciente. Então, tanto um medicamento ou um exame correto, principalmente com essas crianças, me deixa muito emocionada e me dá muito prazer de estudar, de correr atrás e buscar cada vez mais conhecimentos para atuar com a equipe multidisciplinar”, disse Mariana.
Mariana teve a oportunidade de formar na Univás e fazer estágio no CHSL, afirmando sua vocação para área de farmácia hospitalar. Ela iniciou se trabalho na Farmácia Central do CHSL até receber a proposta de implantar a farmácia clínica voltada para crianças aqui na UTI Infantil. “Optei por essa área farmacêutica porque sempre tive muito jeito com as pessoas, jeito de lidar com o próximo, e também ia bem em matérias como química na escola. No curso de Farmácia da Univás temos o privilégio e a oportunidades de passar por estágios em indústrias, farmácias de manipulação, farmácia hospitalar, e comprovamos nossa vocação. A farmácia é uma profissão que me traz muita alegria e satisfação”, explica Mariana, sobre sua vocação.
Saiba mais sobre a área farmacêutica do CHSL
O CHSL conta com uma Farmácia Hospitalar onde ocorre a distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários ao tratamento dos pacientes. O setor conta com a atuação de mais de 50 funcionários, sendo dez farmacêuticos, que distribuem milhares de medicamentos mensalmente. Os farmacêuticos também são responsáveis pelo gerenciamento da qualidade dos remédios e acompanhamento clínico do paciente no HCSL. A Farmácia Hospitalar funciona 24 horas por dia e é considerada referência na região para hospitais e universidades pela excelência na dispensação de remédios e materiais hospitalares, além do tratamento com terapia de medicamentos. Além da Farmácia Central, o HCSL conta atualmente com três farmácias satélites e quatro dispensários eletrônicos.
Saiba mais sobre o curso de Farmácia da Univás
O curso de Farmácia da Univás que foi criado há 24 anos pelo professor Pythagoras de Alencar Olivoti e já graduou mais de 800 farmacêuticos, contribui sobremaneira com a comunidade local e regional. O curso é referência para toda comunidade do Sul de Minas Gerais.
Tudo começou quando o professor Pythagoras chegou a Pouso Alegre e uma das primeiras pessoas que conheceu foi o empresário João Castro Marques, que o acolheu de braços abertos e o estimulou muito dizendo que aguardava a implantação do curso de Farmácia para formação de profissionais para atuar em suas empresas farmacêuticas União Química, Cimed e Biolab.
Podemos dizer que os dois foram visionários, pois o crescimento das empresas na área teve um impacto muito expressivo em Pouso Alegre, que acabou se consolidando como um polo farmacêutico. Atualmente, o município é sede de grandes indústrias do setor, como Cristália, Biobase, Biolab, União Química, ACG e CIMED, que ampliaram suas unidades fabris na cidade. Com tudo isso e muito mais, o farmacêutico formado na Univás conta com um mercado de trabalho aquecidíssimo em Pouso Alegre e região.
O curso de Farmácia da Univás oferece ainda estágios supervisionados, que abrangem todas as áreas relacionadas para a profissão do futuro farmacêutico, como: Farmácia de Dispensação e Manipulação, Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Indústria Farmacêutica, representando um diferencial para o acadêmico que tem a oportunidade de vivenciar a rotina dos trabalhos realizados nas diversas farmácias e indústrias farmacêuticas conveniadas da cidade e da região.
Por tudo isso e muito mais, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) comemora com muito orgulho hoje, 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico.