A Pós-graduação Lato Sensu Univás realizou na última terça-feira, dia 18 de fevereiro, uma palestra sobre "Neuroeducação e Intervenções no TDAH", ministrada pela Profa. Ma. Cláudia Marques.Voltado para estudantes, professores e profissionais da educação e da saúde, o evento online destacou como a Neuroeducação contribui para o aprendizado de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando estratégias para melhorar o desempenho acadêmico e tornar as escolas mais inclusivas.
A palestrante enfatizou a importância da adaptação curricular, do uso de metodologias ativas e da personalização do ensino para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Além disso, apresentou pesquisas recentes que demonstram o impacto positivo da Neuroeducação na redução das dificuldades enfrentadas por esses estudantes.
A Neuroeducação, área interdisciplinar que une neurociência, psicologia e pedagogia, busca compreender os processos de ensino e aprendizagem para desenvolver estratégias eficazes, respeitando as particularidades neurológicas dos indivíduos. Com base em evidências científicas, essa abordagem visa promover um ensino mais inclusivo e personalizado.
Durante a palestra, foi explicado que o TDAH é uma condição neurobiológica que afeta atenção, controle dos impulsos e autorregulação comportamental. Manifestando-se na infância e podendo persistir na vida adulta, impacta o desempenho acadêmico, profissional e social. Suas diferentes formas de apresentação exigem intervenções adequadas para minimizar dificuldades e favorecer o desenvolvimento do potencial dos afetados.
A Neuroeducação desempenha um papel essencial ao oferecer ferramentas e práticas pedagógicas baseadas em evidências, capazes de aumentar a concentração, motivação e engajamento dos alunos com TDAH. Métodos inovadores e ensino personalizado proporcionam suporte adequado, contribuindo para o sucesso acadêmico e bem-estar emocional desses estudantes.
A iniciativa integra o compromisso da Universidade do Vale do Sapucaí em promover debates e capacitações sobre temas relevantes para a formação de seus estudantes, profissionais e a sociedade.