Aluna do PPGEduCS e Psicologia apresenta importantes trabalhos em Congresso Internacional

28/10/2024

Durante o I Congresso Internacional de Educação-CIEd, evento organizado pela Universidade de Coimbra e pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) Cláudia Marques Cunha Silva, sob a orientação da professora Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria Nogueira, apresentou o trabalho sobre “Ludicidade, jogos e brincadeiras: desenvolvimento de habilidades emocionais em alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O trabalho foi realizado por meio de uma  pesquisa de campo qualitativa e quantitativa,  com estudantes do Ensino Fundamental I das escolas da rede pública de Pouso Alegre, diagnosticados e laudados com o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. “O objetivo é investigar as implicações do lúdico, especificamente por meio dos jogos e brincadeiras, na formação e no desenvolvimento de habilidades emocionais nesses alunos. A relevância do trabalho se dá pela possiblidade de vencer as dificuldades e desenvolver habilidades emocionais. Com o apoio adequado, pessoas com TDAH podem aprender a lidar com suas dificuldades e desenvolver habilidades emocionais essenciais para enfrentar, positivamente, as dificuldades e viver com mais equilíbrio e plenitude”, explica a acadêmica Cláudia.

Como aluna do curso de Psicologia da Univás, Cláudia Marques, apresentou o trabalho sobre o tema “Criando resiliência através do brincar”, que tem o objetivo de orientar e sensibilizar educadores, sobre a importância da estimulação por meio do brincar no crescimento emocional e social das crianças de 0 a 4 anos. “As brincadeiras, além de promoverem o desenvolvimento cognitivo e motor, têm um impacto direto nas habilidades emocionais das crianças, ajudando-as a reconhecer e regular suas emoções. Também buscou resgatar a relevância das brincadeiras para o desenvolvimento emocional, promovendo reflexões entre os educadores sobre o papel essencial que o brincar desempenha na primeira infância”, analisa Cláudia.

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2024 foi realizado, no Student Hub, da Universidade de Coimbra, o I CIEd, “Congresso Internacional de Educação: diálogos luso-brasileiros sobre formação ao longo e em diferentes espaços de vida”. O evento é organizado pela Universidade de Coimbra e pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), tendo o apoio de outras universidades brasileiras: UFSCar; UFRRJ, UFMA, UFPE, UFRN, IFRN, FIOCRUZ, EBSERH, SEEPE.

Compartilhe nas redes sociais