FUVS comemora o Dia do Profissional de Educação Física neste domingo

30/08/2024

O dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o educador físico, será comemorado neste domingo, 1º de setembro. A data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos federal e estadual de educação física.

A profissional de Educação Física do Colégio Anglo Pouso Alegre, Cassiane Paula Santos Pereira, desenvolve seu trabalho há 15 anos na instituição, e é egressa da 12ª turma do curso de Educação Física da Univás. Ela sempre brinca dizendo que o dia a dia do profissional de Educação Física é ao mesmo tempo cansativo e muito prazeroso. “Eu amo estar aqui, eu amo estar com os alunos e fazer o diferencial na vida deles. Aqui no Anglo atuo junto a uma equipe de 14 professores, sendo dois monitores de esporte e cinco estagiários. Eu chamo de família da educação física. Cuidamos um do outro. Contamos com a melhor equipe de educação física”, elogia Cassiane.

No dia a dia, Cassiane prepara treinamentos na parte esportiva e também na área de lazer. “Nosso trabalho é fundamental na formação humana e profissional dos alunos. Para todas as atividades físicas são necessários planejamentos para avaliarmos as valências, as habilidades motoras, psicomotricidade, pensando na individualidade de cada estudante. Em uma simples disputa de queimada, conseguimos trabalhar infinitas modalidades esportivas e o sentido de equipe”, explica a professora.

Ela faz questão de enfatizar o suporte oferecido pela direção do Anglo e a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). “O diretor Bruno é muito parceiro. Ele realmente comprou essa ideia do esporte no nosso colégio, pois entendeu que o esporte muda a vida da criança. Às vezes a criança tem todas as dificuldades dentro de sala, mas o esporte consegue resgatar ela emocionalmente. Essa estrutura que temos aqui na Unidade Fátima é dos maiores diferenciais do nosso colégio e faz toda a diferença para desenvolvermos muito bem nosso trabalho”, analisa Cassiane.