Encontro de Educação Especial e Inclusiva reúne especialistas na Univás

09/07/2024

Na noite do dia 26 de junho de 2024, o anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi palco do Encontro de Educação Especial e Inclusiva. O evento, organizado pelos cursos de Psicologia, Pedagogia, Letras e Educação Física, teve como objetivo fomentar reflexões sobre a inclusão, barreiras e as políticas públicas atuais voltadas para a educação especial e inclusiva.

O encontro abordou temas cruciais, como a formação docente para o atendimento das diferenças e da diversidade humana, fundamentos da educação especial, práticas de ensino e aprendizagem para pessoas com deficiências, além de estudos de casos clínicos.

A abertura do evento contou com a palestra “Barreiras Atitudinais”, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando José Silveira. Especialista em Neuropsicologia e gestor da Clínica Luria, Silveira destacou a importância de identificar e superar as barreiras atitudinais que impedem a plena inclusão de pessoas com deficiências na sociedade.

Em seguida, a Professora Ma. Cláudia Marques Cunha Silva apresentou o tema “Educação Inclusiva: importância, princípios e desafios”. Doutoranda em Educação, Conhecimento e Sociedade e Psicopedagoga, Silva enfatizou os princípios fundamentais da educação inclusiva e os desafios enfrentados na prática.

O evento culminou em uma mesa-redonda intitulada “Inclusão na Universidade e no mercado de trabalho”, mediada pela Professora Eveline Raquel de Oliveira Moura. A discussão trouxe à tona as dificuldades e soluções para a inclusão de pessoas com deficiência tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho.

O Professor Peterson Beraldo, responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp) no curso de Psicologia e coordenador dos cursos de Pedagogia e Letras, comentou sobre a relevância do encontro. “Buscamos compreender as perspectivas de educação especial e inclusão, identificando suas características, diferenças e semelhanças. Também focamos nas práticas e recursos que corroboram para a educação, inclusão, clínica e desenvolvimento das competências e habilidades das pessoas com deficiência e/ou limitações,” explicou Beraldo.

O Encontro de Educação Especial e Inclusiva da Univás destacou a importância da colaboração interdisciplinar e do desenvolvimento contínuo de políticas e práticas inclusivas, reafirmando o compromisso da universidade com a promoção de uma educação acessível e de qualidade para todos.

Compartilhe nas redes sociais