Curso de Pedagogia da Univás encerra atividades do Projeto "Onde estão nossas crianças?"
Os acadêmicos do IV período do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) encerrarão no próximo sábado, 7 de dezembro, a partir das 9h, na Unidade Fátima, as atividades do Projeto "Onde estão nossas crianças?"
O Projeto é coordenado pelas professoras Ana Cristina Libânio; Maria Ignez Arantes de Oliveira e Magali Aparecida de Castro Costa e tem como objetivo sua implementação em três momentos distintos de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Corporeidade e Ludicidade, Infância e suas vivências socioculturais e Prática de Ensino: sala de aula. As atividades realizadas pelos alunos estudam conhecer as instituições que trabalham com a infância em Pouso Alegre.
Na primeira etapa, os alunos visitaram uma das instituições que trabalham com a Infância em Pouso Alegre, observando seu espaço físico, os profissionais que ali trabalham e sua história.
Na segunda, os alunos e alunas desenvolveram uma atividade lúdico-criativa com as crianças da instituição escolhida e colheram os depoimentos das crianças sobre a atividade desenvolvida.
Na terceira, todo o registro da primeira e da segunda etapa foram organizados e apresentados em forma de painéis, orientados, discutidos e analisados na disciplina de Prática de Ensino e apresentados para os alunos do IV período, nas aulas de sábado previamente agendadas.
Na quarta etapa, crianças da comunidade serão convidadas para participar de uma ludoteca, mobilizando todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Prática de Ensino: sala de aula, Infância e suas vivências socioculturais e Corporeidade e Ludicidade. Neste dia, que será no próximo sábado, 7 de dezembro, será oferecida às crianças a possibilidade de vivenciar brinquedos e brincadeiras, contar e ouvir histórias do repertório cultural da região e da literatura infantil, participar de jogos, dentre outros. As atividades serão dispostas em círculo de forma que possibilitará a participação de todas as crianças em todos os jogos e brincadeiras.
Este último momento do projeto tem como objetivo resgatar o valor das brincadeiras lúdico-corporais, buscando valorizar a intervenção do adulto nas brincadeiras infantis. Além de respeitar o nível de desenvolvimento das crianças, os alunos pesquisarão brincadeiras adequadas a cada faixa etária. O registro dessas atividades será por meio de portfólio.
A conclusão do projeto será realizada por meio de uma oficina que busca ensinar aos alunos do curso de Pedagogia a construírem uma oficina de Teatro. Nesta oficina participarão as crianças das escolas públicas, sob a orientação da professora convidada Arthemisa de Freitas. Esta atividade será estendida a todos os alunos do curso de Pedagogia.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
|