Novo mamógrafo do Hospital Samuel Libânio inicia atividades
Já nas primeiras semanas de funcionamento foram realizados 644 exames de mamografia
Instalado no mês de outubro, o novo mamógrafo do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) já registra um alto número de atendimentos, beneficiando mulheres de Pouso Alegre e mais 53 cidades do Sul de Minas Gerais. Desde o início de suas atividades, no dia 21 de outubro, já foram realizados 644 exames, uma média de 28 por dia.
Antes da aquisição do novo mamógrafo pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Rafael Tadeu Simões, todos os exames de mamografia eram realizados no Centro de Diagnose e Imagem (CDI) e no Hospital Santa Paula, em um convênio de parceria firmado entre as duas instituições e o Hospital Samuel Libânio.
Além da mamografia convencional, o novo equipamento realiza exame radiológico específico das glândulas mamárias, com a finalidade de detectar um nódulo mesmo que este ainda não seja palpável. "Estávamos há quase três anos com o nosso aparelho quebrado. O novo mamógrafo está suprindo uma demanda reprimida de mulheres que necessitam de se submeter a mamografia diagnóstica de rastreamento", conta a supervisora administrativa de Radiologia do HCSL, Letícia Cândida Dias.
O aparelho chegou em um momento especial, pois no mês de outubro ocorreu a Campanha Outubro Rosa, movimento internacional que divulgou a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. "No período de 26 a 31 de outubro foi realizado uma campanha para prestar informações e emitir pedidos de mamografias através do programa de rastreamento. No dia 31 de outubro ocorreu na recepção externa da Oncologia, em frente do Hospital, um serviço de triagem realizada por enfermeiros, onde foram emitidos pedidos de mamografias que serão atendidos nos meses de novembro e dezembro, de acordo com a demanda", informa Letícia Dias.
A mamografia é um exame radiológico específico das glândulas mamárias que tem por finalidade detectar um nódulo mesmo que este ainda não seja palpável.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|