Colégio João Paulo II lança o Projeto Sorriso é Tudo
O Colégio João Paulo II (CJPII), mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) lançou o Projeto Sorriso é Tudo, que tem como objetivo envolver os alunos do curso Técnico em Prótese Dentária em uma ação social, que visa auxiliar os pacientes internados no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) a manter uma saúde bucal de qualidade.
O Projeto tem o apoio da direção do CJPII e é desenvolvido pelo professor Ademir Garcia Rosa, do curso Técnico em Prótese Dentária com o auxílio da professora Cristiane Matsushita, que é a dentista responsável pela avaliação bucal dos pacientes.
A primeira paciente contemplada pelo Projeto Sorriso é Tudo foi a dona de casa Livina Vilhena Zanim, da cidade de Espírito Santo do Dourado (MG), que estava internada no Samuel Libânio para tratamento médico e recebeu atendimento gratuito da equipe do Projeto, bem como ganhou uma nova dentição. "Nossa intenção é beneficiar o maior número de pacientes possíveis com novas dentaduras, bem como realizar a limpeza e higienização necessárias. Hoje contamos com empresas que apoiam esse projeto, além dos professores, alunos e colaboradores do Hospital e do Colégio. É um projeto inovador, que com o apoio de todos pode crescer mais", avalia o professor Ademir Rosa.
A diretora do Colégio João Paulo II, professora Rosanna Aparecida Gomes comemora mais uma iniciativa da instituição. "Estamos preocupados em melhor atender os pacientes do Hospital Samuel Libânio. É uma via de mão dupla. Os alunos aprendem na prática a elaboração das próteses e como consequência, os pacientes têm a oportunidade de conquistar de volta o sorriso", comenta.
A primeira paciente que recebeu as novas próteses dentárias, dona Livina Zanim comemora a mudança e a reconquista da autoestima. "Antes tinha vergonha de conversar com as pessoas por que não tinha dentes. Agora sou uma nova mulher. Me sinto rejuvenescida, graças a este projeto do Colégio João Paulo II e do Hospital Regional. Todos os professores e a direção estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido", comemora Livina Zanim.
A dentista e professora do CJPII, Cristiane Matsushita lembra que a saúde bucal é importante. "Porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal, nem geral. Por isso, é fundamental manter uma boa higiene e, consequentemente, ter dentes e gengivas saudáveis", que continua "a grande maioria dos problemas bucais pode ser evitada com uma escovação adequada e uso do fio dental. Escove os dentes após as refeições e, principalmente, antes de dormir, pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva. Uma escova ideal deve ter cabeça pequena e plana, com cerdas de nylon macias de pontas arredondadas. Troque sua escova aproximadamente a cada três meses, pois após este período as cerdas ficam deformadas e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental diariamente", orienta a professora Cristiane Matsushita.
A diretora do Colégio João Paulo II, Rosanna Gomes deixa uma mensagem para os interessados em participarem do Projeto Sorriso é Tudo. "Quem tiver interesse em conhecer de perto o trabalho do curso Técnico em Prótese Dentária ou participar de nosso projeto pode entrar em contato pelo telefone (35) 3449 21 31", convida.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Livina Vilhena Zanim foi a primeira contemplada com o Projeto Sorriso é Tudo do Colégio João Paulo II Livina Zanim recuperou a autoestima depois que participou do Projeto Sorriso é Tudo Alunos do curso Técnico em Prótese Dentária do Colégio João Paulo II Os alunos participam do Projeto Sorriso é Tudo do Colégio João Paulo II
|