CNPq aprova pesquisa em Ginecologia do curso de Medicina da Univás
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou a listagem de projetos de pesquisas e pesquisadores contemplados com recursos financeiros da Demanda Universal de 2013, e nesta lista está inserido o Grupo de Pesquisa em Ginecologia do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).
O docente do curso de Medicina da Univás, Antônio Marcos Coldibelli Francisco é um dos integrantes do Grupo de Pesquisa que participará do projeto aprovado pelo CNPq. "Tivemos a grata satisfação de ter nosso projeto de Pesquisa na área de Endometriose incluído entre os agraciados. Isto representa o reconhecimento de nossas pesquisas junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, além de trazer recursos financeiros para a Univás, que assegurará o desenvolvimento do projeto dentro da instituição em parceria com a Wake Forest University , de onde regressei no mês passado, após concluir meu Pós-doutorado", disse o professor Antônio Marcos.
Nos últimos meses o Grupo de Pesquisa do curso de Medicina da Univás emplacou cinco trabalhos em diversos Congressos Americanos e Europeus. "Em um destes trabalhos fomos agraciados com o prêmio de 'Jovem Pesquisador do Congresso Europeu de Menopausa'", finaliza o docente Antônio Marcos.
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.
Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.
O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
|