Univás abre inscrições para o Doutorado em Ciências da Linguagem
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Doutorado em Ciências da Linguagem, o primeiro desta área do conhecimento no Sul de Minas. O Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás parte da perspectiva de que a linguagem deve ser pensada em sua relação com a sociedade, concebida como parte do que é o próprio do homem, enquanto ser histórico e simbólico. Nesse sentido, ela adquire importância fundamental.
As inscrições estão abertas no período de 21 de outubro a 29 de novembro de 2013. O interessado deve preencher todos os dados do formulário on-line que se encontra no site www.univas.edu.br. Após o envio, não será permitida alteração. Após finalizar a pré-inscrição, o boleto bancário é automaticamente emitido para impressão. O valor da inscrição para o Doutorado é de R$ 186,00 a serem pagos em qualquer agência bancária ou via internet. Não são aceitos depósitos bancários em nome da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora da Univás ou de qualquer uma de suas unidades.
Leia a entrevista da coordenadora do Doutorado em Ciências da Linguagem da Univás, professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi.
Ascom/FUVS - No que consiste o Doutorado em Ciências da Linguagem da Univás?
Eni Orlandi - Consiste em um conjunto de conhecimentos sobre a Linguagem, sustentado em uma área de concentração (Linguagem e Sociedade) e tendo três linhas de pesquisa (Língua e Ensino; Análise de Discurso; e Linguagem, Conhecimento e suas tecnologias). Junto a estas linhas, desenvolvemos as aulas e pesquisas individuais ou coletivas, em que cada doutorando trabalha sua área de conhecimento ou de interesse, buscando saberes que auxiliem a melhor compreender como a linguagem, ou as linguagens (pensando uma sociedade globalizada marcada pelas tecnologias e pelas imagens), funcionam em relação a sua área e a seus objetos de conhecimento. Porque, mesmo que muitos não tenham ainda prestado atenção a isto, vivemos em um mundo em que a linguagem está presente em tudo. E, embora pareça transparente, não é. É ela que produz os sentidos e até mesmo nossas identidades, nossas imagens sociais etc. É ela que faz a mediação entre nós e nossa realidade natural e social, assim como em relação aos nossos projetos de conhecimento e de profissionalização. Mostramos no curso como a linguagem funciona, como ela estabelece nossos vínculos entre nós mesmos e com o mundo em que vivemos. Trabalhamos o modo como as palavras podem ter muitos sentidos, a partir das condições em que são produzidas, de quem fala, para quem fala, etc. Enfim, procuramos colocar às claras o modo como linguagem e sociedade se articulam na constituição de nossas vidas e do conhecimento. Neste caso, o resultado é termos um profissional mais independente e capaz de elaborar seus conhecimentos em função de seus objetivos de trabalho e de ensino. Um sujeito capaz de melhor se situar na sociedade e na história, elaborando sua capacidade de ler e de produzir ciência. O conhecimento, pela compreensão de como a linguagem funciona, torna-se mais acessível e próprio à elaborações.
Ascom/FUVS - Qual é a importância de um Doutorado para a Univás, Pouso Alegre e a região?
Eni Orlandi - É o primeiro doutorado da região. E fizemos um programa de tal modo que possa receber um público o mais amplo possível, visando assim uma demanda que podemos chamar de aberta: desde o profissional de ensino de línguas, de literatura, até o historiador, o psicólogo, o enfermeiro, o profissional de direito, de ciências contábeis, de agronomia, de artes, de fonoaudiologia, de música, etc. Para Pouso Alegre, especificamente, trata-se de ter uma Universidade que se qualifica cada vez mais para cumprir sua função nucleadora de produção de conhecimento e de formação de profissionais de diferentes áreas no sul de Minas. E, pela nossa experiência, temos observado que não só conseguimos formar um corpo docente que tem uma formação diferenciada e pode atender um público diferenciado, como a demanda é cada vez mais interessante e tem nos permitido e aos que nos procuram chegar a resultados excelentes tanto no sentido da formação do cientista como no desenvolvimento de novas perspectivas em sua profissionalização. Ele se torna um profissional que não só se adapta mas também cria novas condições para suas práticas de conhecimento.
Ascom/FUVS - Quem pode se inscrever para o Doutorado em Ciências da Linguagem da Univás?
Eni Orlandi - Pessoas que já tenham o Mestrado e também Graduados nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, de Letras e Linguística, Antropólogos, Historiadores, profissionais de Ciências Contábeis, de Direito, de Comunicações, de Artes, de Fonoaudiologia, Administração, Propaganda, Publicidade, Jornalismo, Música, Engenharia e os que já tenham mestrado ou graduação em qualquer área, e reconhecem a importância da linguagem funcionando na sociedade e na própria produção de conhecimento e constituição do cientista, do pesquisador, do professor, do profissional contemporâneo, em geral. Ascom/FUVS - O que representa um Doutorado na vida de um profissional?
Eni Orlandi - Uma transformação substancial no seu modo de compreender e de produzir conhecimento, na compreensão de como você mesmo funciona como cientista, como se significa como tal e como se significa na sociedade da qual faz parte com seu conhecimento.
Ascom/FUVS - Professora Eni Orlandi deixe uma mensagem convidado o aluno para fazer parte do Doutorado em Ciências da Linguagem da Univás.
Eni Orlandi - Venha fazer o Doutorado em Ciências da Linguagem da Univás. Você vai descobrir que a linguagem não é transparente e que ao conhecê-la no modo como ela significa em geral e constitui mesmo os sujeitos, a sociedade, a história, o conhecimento, ela pode lhe abrir portas de descoberta que tornam a vida de quem busca o conhecimento a sua vida muito mais dinâmica, produtiva e prazerosa.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, coordenadora do Doutorado em Ciências da Linguagem da Univás
|