Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás participa do VI SEAD
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participou no período de 15 a 18 de outubro, no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD), que neste ano homenageou Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença (1983-2013).
Na abertura do VI SEAD, a professora Marie-Anne Paveau, da Université de Paris 13 e a professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (Universidade de Campinas e Univás) proferiram conferência sobre "A presença pecheutiana: trilhando (entre) caminhos", versando sobre os primórdios e a contemporaneidade do pensamento do autor francês Michel Pêcheux e da área de conhecimentos da Análise de Discurso, em torno da qual ambas as autoras trabalham.
O SEAD foi estruturado em torno de conferências, mesas-redondas e simpósios, discutindo, durante quatro dias, a presença pecheutiana, a formação cultural contemporânea, a criação e produção no processo artístico, a construção política de cenários discursivos, a Análise de Discurso (AD) nos (entre) caminhos com a Arte, a Psicanálise, a Literatura, o Ensino, a Metáfora, a Língua, as Tecnologias de Informação e Comunicação, o Materialismo Histórico, o Arquivo e o Corpo. A professora da Univás, Maria Onice Payer coordenou com a professora Maria José Coracini (Unicamp), o simpósio sobre Análise de Discurso e Língua, em que também apresentou o trabalho: "O Sujeito e as Identificações com a(s) Língua(s). Constituição, irrupção, formulações". Sua pesquisa se produz através do Projeto Discurso, Memória e Ensino de Língua , desenvolvido na MCL da Univás, vinculado ao grupo de pesquisa do Diretório do CNPq "Práticas de Linguagem, Memória e Processos de Subjetivação".
A professora da Univás, Telma Domingues da Silva participou do Simpósio Análise de Discurso e Arquivo, coordenado pelas professoras Silmara Dela Silva (UFRJ) e Vanice Sargentini (UFSC), com a apresentação do trabalho "Sobre o Meio Ambiente no Curso da Construção da Cidade: Acervos Fotográficos". Sua pesquisa procura compreender processos discursivos urbanos a partir de fotos de rios, como parte de um acervo público em uma determinada cidade, questão que a pesquisadora analisa através de fotos do Rio Mandu em Pouso Alegre e do Rio Pinheiros em São Paulo.
Estiveram presentes, ainda, participando das discussões, a professora da Univás, Caciane Medeiros e os mestrandos Atílio Catosso, que apresentou em pôster o trabalho "O que falta (também) se grava/flagra: As Palavras da Cidade em Imagens" ; Anne Bueno, Carla Fernandes Alves Patronieri, Josiane Pereira Fonseca e Laíse Diogo.
A participação da Univás marcou uma presença de qualidade no SEAD, onde se reúnem bianualmente pesquisadores representativos da área no Brasil e em intercâmbio com a França, berço dos estudos discursivos, compartilhando resultados de pesquisas, projetos, e perspectivas atualizadas dos estudos da linguagem. Para mais informações, acesse http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/sead/ Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|