Univás divulga o processo de seleção para a Operação da Marinha do Brasil 2014
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) divulgou no dia 23 de setembro o resultado do processo de seleção para a Operação da Marinha do Brasil 2014 - Ação Cívico - Social (ACISO).
Para a primeira etapa, foram indicados pela Univás os acadêmicos Lucas Huhn Firmino, do curso de Medicina e Jozi Carmem dos Santos, do curso de Enfermagem para participarem da Operação que será realizada no mês de janeiro de 2014.
Agora na segunda etapa, que ocorre em outubro, os acadêmicos selecionados se submeterão as indicações da Marinha do Brasil, onde o curso de Medicina da Univás foi escolhido para indicar o aluno que irá compor a equipe multidisciplinar.
Em Minas Gerais, a Univás foi a única instituição privada escolhida pela Coordenação Geral do Projeto Rondon para participar do Projeto ACISO. As outras duas selecionadas foram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
O Projeto ACISO é um conjunto de atividades desenvolvidas, normalmente em caráter temporário, com a finalidade de auxiliar as comunidades a solucionar os seus problemas mais prementes, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário do cidadão. A Marinha do Brasil também atua na execução de ACISO em diversas comunidades carentes.
Para atuar no Projeto são selecionados acadêmicos de diversas áreas do conhecimento das Universidades públicas e privadas selecionadas pelo Projeto Rondon, onde participam de ações sociais em prol de comunidades carentes. São oferecidos atendimento médico, psicológico, nutricional e odontológico, além de palestras com orientações de saúde. Também são realizadas consultas endocrinológicas e dermatológicas, profilaxia de micoses e verminoses, aferição da pressão arterial e verificação de glicemia, bem como atendimentos odontológicos, com destaque para a adequação do meio bucal e orientação de higiene oral.
Para o reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano, a participação da Universidade no Projeto ACISO da Marinha do Brasil demonstra a importância da instituição no Estado, bem como sua qualidade e excelência. "É um privilégio para nossa família Univás estar entre as 20 Universidades públicas e privadas do Brasil selecionadas para o Projeto de Ação Cívico-Social da Marinha. Somos a única de Minas Gerais privada escolhida, ao lado de duas grandes Universidades Federais: a UFMG e a Unifal. Tudo isso é fruto de um trabalho sério, comprometido e competente. Parabéns a todos da família Univás por esta grande conquista. Temos orgulho de pertencer a uma instituição forte e atuante, onde a qualidade e a excelência são nossos principais legados", disse o reitor da Univás.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
|