44ª Semana Médica movimenta a Univás
O curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realiza de 30 de setembro a 4 de outubro de 2013, a 44ª Semana Médica, que neste ano aborda o tema "Educação Médica e Saúde Coletiva: A participação estudantil na construção de um ensino de qualidade".
A Semana Médica da Univás traz conferencistas de nível nacional e internacional com palestras que abrangem diversas áreas, o que atrai um público constituído de médicos e profissionais da área da saúde de Pouso Alegre e região, além de acadêmicos dos cursos da área de Saúde da Univás e de outras instituições de ensino.
A comissão organizadora é constituída pelo coordenador do curso de Medicina da Univás, professor Antônio Carlos Aguiar Brandão, pelos membros do Diretório Acadêmico Dr. Jésus Ribeiro Pires e os acadêmicos do curso de Medicina.
No dia 30 de setembro aconteceu a abertura oficial da 44ª Semana da Univás, que contou com a presença do vice-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Luiz Roberto Martins Rocha, que no ato representou o presidente da mantenedora, professor Rafael Tadeu Simões; o reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano; o coordenador do curso de Medicina da Univás, professor Antônio Carlos, que no ato representou também a diretora da Unidade Central da Univás, professora Jussara Vono Toniolo e o docente homenageado pela Semana Médica deste ano, o médico Marcos Mesquita Filho.
Também na abertura da 44ª Semana Médica da Univás houve uma apresentação musical da Orquestra Experimental de Música do Conservatório de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira e logo na sequência tiveram início o ciclo de palestras.
O médico Marco Akerman, especialista em Saúde Pública e Medicina Social; especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público abriu a Semana com a palestra "Saúde Coletiva e integração curricular: desafios da mudança na cultura formativa e do cuidado em saúde numa escola tradicional de medicina". Logo após representantes da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) fizeram uma apresentação com o tema "Participação do Movimento Estudantil na construção de uma nova Educação e de um novo modelo de Saúde". O mediador convidado foi o psiquiatra, sanitarista e doutor em Saúde Coletiva Aidecivaldo Fernandes.
No dia 1º de outubro, o médico Gilson de Carvalho, pediatra e professor doutor em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP) apresentou o tema "Desafios e perspectivas do SUS".
Em seguida, o vice-presidente da FUVS e doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), professor Luiz Roberto Martins Rocha apresentou o tema "Como a gestão pública tem garantido o Público na perspectiva do direito à saúde?".
Na sequência, o coordenador geral da DENEM, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves apresentou o tema "Qual papel dos movimentos populares e estudantis têm desempenhado na produção do público, do comum, na saúde?". O mediador convidado foi o médico e professor do curso de Medicina da Univás, Marcos Mesquita.
Na quarta-feira, 2 de outubro, a palestra "Projeto Xingu: Saúde, cultura e história" foi apresentado pela médica sanitarista Sofia Mendonça da Unifesp.
Logo após, o psiquiatra Aidecivaldo Fernandez de Jesus trouxe à tona o tema "Integralidade no SUS e Saúde Mental". Na sequência, o professor Virgínio Cândido Tosta de Souza, membro titular da Academia Mineira de Medicina e docente da Univás apresentou a palestra "A Bioética e a arte de cuidar na relação médico paciente". A mediadora convidada foi a mestre em Ciências da Saúde e professora da Univás, psicóloga Viviane Vianna Andrade Fagundes.
Hoje, acontecerá a partir das 18h, a palestra "Política nacional de Atenção à saúde em Genética Clínica e sua inclusão como especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS)", com a médica geneticista clínica e professora da Unifesp Silvia Bragagnolo Longhitano. Logo após, a médica patologista do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Fiorita Gonzales Lopes Mundim apresentará o tema "Câncer de mama: A fisiopatologia da doença e a possibilidade da realização de testes preditivos na rede pública de Saúde". A mediadora da noite será a professora titutar de biologia celular da Univás, Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça.
Também acontecerá a apresentação do livro: "Exame Clínico do Coração", 3ª edição ilustrada, escrito pelo professor Carlos Henrique Vianna de Andrade, além da apresentação musical da Orquestra Experimental de Música do Conservatório de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O encerramento da 44ª Semana Médica da Univás será na sexta-feira, 4 de outubro, com o baile e coquetel no espaço Buffet Bela Vista .
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|