Colégio João Paulo II realiza cerimônia de formatura do Programa Jovem Aprendiz
O Colégio João Paulo II, mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) realizou na última sexta-feira, 27 de setembro, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), a cerimônia de formatura do Programa de Aprendizagem Profissional do Jovem Aprendiz.
A solenidade contou com a presença da diretora do Colégio João Paulo II, professor Rosanna Aparecida Gomes; do coordenador geral da Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí (Incevs), José Dimas da Fonseca, que no ato representou o presidente da FUVS, professor Rafael Tadeu Simões e da gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTB), Cléris Silva Souza. O evento contou ainda com a presença do corpo docente do Colégio João Paulo II e das lideranças da FUVS, que receberam em seus setores os jovens do Programa.
Durante a solenidade, a diretora do Colégio João Paulo II, Rosanna Gomes salientou a importância do Programa Jovem Aprendiz para a inserção do jovem no mercado de trabalho.
A gerente regional do MTB, Cléris Silva disse que ficou satisfeita com o compromisso da FUVS firmado com a sociedade e o resultado apresentado até agora é sinônimo da qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Os 21 jovens que ingressaram no Programa Jovem Aprendiz do Colégio João Paulo II fizeram uma encenação teatral, onde a violência no mundo dos jovens foi apresentada. A peça emocionou os convidados presentes.
Sobre o Programa Jovem Aprendiz do Colégio João Paulo II
A iniciação do jovem no mercado de trabalho, questão social da maior importância para o futuro do país, está prevista no artigo 429 da CLT e na Lei Federal 10.097, de 2000 e Lei Federal 11.180, de 2005 responsável pela renovação do instituto legal da aprendizagem profissional. O Decreto nº 5.598/05, que motivou a elaboração deste manual pelo Ministério do Trabalho e Emprego, veio estabelecer os parâmetros necessários ao fiel cumprimento da legislação e, assim, regulamentar a contratação de aprendizes.
Para oferecer suporte à formação do aprendiz e oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional aos adolescentes, a direção do Colégio João Paulo II decidiu investir na qualificação profissional da juventude na região e aderiu ao projeto que visa qualificar profissionalmente jovens na faixa etária de 14 a 18 anos e de 18 a 24 anos, que participem, ao mesmo tempo, da educação básica, e já tenham concluído o ensino medo.
Os estabelecimentos de qualquer natureza, independentemente do número de empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 da CLT). É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado "Simples" (art. 11 da Lei nº 9841/99), bem como pelas Entidades sem Fins Lucrativos (ESFLs) que tenham por objetivo a educação profissional (art. 14 do Decreto nº 5.598/05).
Nos arcos ocupacionais que será oferecido pelo Colégio João Paulo II haverá a qualidade educacional da FUVS, e atenderá a demanda do aprendiz na área de Arcos Ocupacionais Saúde : Atendente de farmácia; Técnico de apoio ao usuário de Informática (Helpdesk); Agente Comunitário de Saúde; Recepcionista de consultório médico ou dentário; Auxiliar de Laboratório de Análises Clinicas; Auxiliar de administração (hospitais e clínicas). Agentes, assistentes e auxiliares administrativos: Assistente administrativo; Atendente de Judiciário; Auxiliar de Cartório; Auxiliar de pessoal. Recepcionistas: Recepcionista em geral; Recepcionista de hotel; Monitor de Recreação e Camareira de Hotel. Arcos Ocupacionais Setor Bancário Adolescente: Serviços administrativos - Escriturário, Contínuo / Auxiliar administrativo. Arcos Ocupacionais Setor Bancário - Jovens Serviços Administrativos: Atendente de Agência; Escriturário de Banco; Contínuo; Caixa de Banco; Auxiliar de Escritório; Operador de Telemarketing; Agente de Microcrédito. Outros Arcos Ocupacionais: Técnico de Enfermagem saída intermediária como auxiliar de enfermagem; Técnico de Radiologia; Técnico em Prótese Dentária. Trata-se de valorizar e aperfeiçoar a experiência de cada aluno, fazê-lo refletir sobre sua realidade e confrontá-la com as de seus colegas.
Desde o dia 20 de setembro o Colégio João Paulo II abriu novas vagas para o Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz. As empresas interessadas devem procurar a sede do Colégio, que fica localizada à rua Cássio de Carvalho Coutinho, número 80, bairro Santa Elisa. As matrículas devem ser efetuadas no período das 9h às 16h.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|