Enelin 2013 da Univás reúne centenas de participantes nacionais e internacionais
Os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2013 foram movimentados na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que realizou o V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem (Enelin 2013). O evento teve a promoção do Núcleo de Pesquisa em Linguagem (Nupel).
Com o tema "Linguagem, Sociedade e Políticas", o Enelin 2013 atingiu seu objetivo, que foi proporcionar o intercâmbio de pesquisas realizadas nos diferentes domínios dos estudos da linguagem. A partir deste intercâmbio, foi colocada em circulação a produção de conhecimento acadêmico que se desenvolve na universidade e, ao mesmo tempo estabelecido um espaço de reflexão com os trabalhos produzidos por pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior.
O Enelin 2013 trouxe convidados da França, Chile, Cuba, Argentina e de várias regiões do Brasil, como por exemplo: Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outros, para suas conferências e mesas-redondas. O evento ainda promoveu uma sessão de documentário, uma sessão de arte, além sessões de comunicações e de pôsteres.
A abertura oficial do Enelin 2013 ocorreu no dia 25 de setembro, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, com a presença do vice-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Luiz Roberto Martins Rocha, que no ato representou o presidente da FUVS, professor Rafael Tadeu Simões; a vice-reitora da Univás, professora Maria Aparecida Silva Mariosa, que no ato representou o magnífico reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano; o diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho; a coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, além dos professores do Mestrado em Ciências da Linguagem que participaram da organização do Enelin 2013 e dos representantes da Caixa Econômica Federal, que patrocinaram o evento.
Em seguida, o tema "As Origens do 'Estado': Linguagem e Institucionalização da Dominação" foi apresentado pelo professor francês Romain Descendre. Houve tradução simultânea para os convidados que prestigiaram a palestra.
No período vespertino, houve a primeira mesa redonda com o tema "Discurso e História: Políticas de Linguagem", também na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, com as presenças dos professores Helson Flávio da Silva Sobrinho (UFAL), Mara Glozman (UBA/Conicet/Argentina), Leandro Diniz (UFMG) e Cláudia Pfeiffer (Labeurb/Unicamp).
Ainda a tarde, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás ocorreu um coffee-break e em seguida, nas salas do prédio principal da Unidade Fátima foi realizada a apresentação das sessões de comunicação.
Já a noite, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel houve a apresentação da sessão de documentário: "Cartas para Angola", apresentação, reflexão e discussão com pesquisadores, com a presença das professoras Susana Oliveira Dias (Labior/Unicamp) e Greciely Cristina da Costa (Univás).
Na quinta-feira, 26 de setembro, foi realizada a segunda mesa redonda com o tema "Sujeito e Linguagem na Sociedade: Onde se desatam os laços", com as presenças dos professores Eliana Ferreira (UFJF); Maria Onice Payer (Univás); Amanda Scherer (UFSM) e Suzy Lagazzi (Unicamp).
Ainda no período matutino, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás houve um intervalo para o lanche e logo em seguida, nas salas do prédio principal da Univás foram realizadas as sessões de comunicação. Já a tarde, no Salão de Eventos da Univás, houve uma sessão de pôsteres "Café com Ciência". E em seguida aconteceu a terceira mesa redonda com o tema "Linguagem, políticas na história e seus efeitos na sociedade", com a presença dos docentes Marcelo Bregagnoli (IFSULDEMINAS), Ana Cláudia Fernandes Ferreira (Univás), José Horta Nunes (Labeurb/Unicamp) e Fabiele Stockmans De Nardi (UFPE).
No período noturno, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás aconteceu um coquetel e lançamento de livros, e na sequência, na Sala Tiradentes no Marques Plaza Hotel foi realizada a Sessão Fazendo Arte: "Diferentes faces do teatro", com apresentação, reflexão e discussão com pesquisadores com a presença dos professores Laíse Diogo da Univás; Lauro Baldini (Unicamp) e Renato Ferracini (Lume/Unicamp).
Na sexta-feira, 27 de setembro, pela manhã houve nas salas do prédio principal da Unidade Fátima da Univás, as sessões de comunicação e logo após, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, a quarta mesa redonda com o tema "Língua, literatura e questões sociais na América Latina" com a presença dos professores Miguel Alvarado Borgono (UMCE/Chile), Ana Iris-Díaz Martinez (UCLV/Cuba), Eduardo Guimarães (Unicamp) e Rita Terezinha Schmidt (UFRGS).
No período vespertino, nas salas do prédio principal da Unidade Fátima da Univás, ocorreu mais uma sessão de comunicação. Em seguida, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, foi realizada a conferência de encerramento com a coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, professora Eni Puccinelli Orlandi, que abordou o assunto "Ser Diferente é ser diferente: a quem interessam as Minorias?".
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|