Professora da Univás apresentará artigo no XI Congresso Nacional de Educação
A professora do curso de Mestrado em Educação, coordenadora do curso de especialização em Gestão Escolar e do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Neide Pena Caria, apresentará o artigo intitulado "Formação Contínua para Professores Profissionais da Educação Básica" no XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, que acontece de 23 a 26 de setembro de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC-PR).
A pesquisa procura entender a formação do professor que tem atualmente lugar de destaque no campo das políticas educacionais, tornando-se tema recorrente e condição sine qua non para a qualidade da educação. No artigo, a professora Neide Pena trouxe à discussão a questão da formação contínua do professor, na perspectiva da profissionalização, no contexto de mudanças pós-reformas e pós Emenda Constitucional, N.º 53, de 2006, que enquadrou o professor na categoria de trabalhador da educação como profissional.
As questões que deram origem a este texto originaram-se dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada com 69 professores da educação básica da rede municipal de ensino, numa cidade do Sul de Minas Gerais e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Programa BIC Junior da Univás.
A pesquisa empírica investigou sobre a eficiência e eficácia dos cursos de formação contínua cujos resultados demonstraram a insatisfação dos professores e pouco comprometimento com os cursos principalmente pelo fato de não serem ouvidos pela equipe organizadora, o que trouxe à tona diversas questões relacionadas à formação em serviço, na perspectiva da profissionalização do professor, abordadas no texto, entre elas: o que muda nos processos e princípios de formação do professor na categorização de profissional? Quais características definem o professor profissional como prestador de serviço? O que caracteriza o ofício do ensinar? Qual é o papel das instituições e dos formadores de professores profissionais?
Por fim, foi possível demonstrar que a formação contínua do professor profissional deve ser repensada e ressignificada, dentro da própria área para que possa ser planejada sob parâmetros racionais, concretos e objetivos e com a participação efetiva dos professores envolvidos.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
A professora da Univás, Neide Pena Cária apresentou trabalho de pesquisa no Congresso Nacional de Educação
|