Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HCSL faz campanha de conscientização
Liderados pelo coordenador da CIHDOTT, médico Joaquim Rafael Barreiro, a comissão busca orientar os pacientes sobre doação de órgãos
O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizará no dia 3 de outubro, das 9h às 17h, na Praça Senador José Bento, no centro de Pouso Alegre, uma campanha de conscientização para doação de órgãos, em comemoração à Semana Nacional do Doador de Órgãos.
O coordenador da CIHDOTT do HCSL, médico Joaquim Rafael Barreiro afirma que a campanha tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade sobre a importância da doação de órgãos e difundir o trabalho da CIHDOTT. "Queremos que mais pessoas tenham consciência da importância da doação de órgãos. É preciso que mais gente compartilhe este desejo com seus familiares, perto de você alguém em vida está sofrendo em fase terminal de sua doença, e que essa atitude de solidariedade e amor ao próximo, ao doar seus órgãos pode salvar muitas vidas. Diz o sábio escritor Fernando Sabino: 'Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança'", comenta Rafael Barreiro.
A CIHDOTT é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos.
No HCSL é feita a captação e o transplante de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de doar, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza ou não a doação de órgãos e tecidos.
Criada no final de 2006, a CIHDOTT atende à determinação do Ministério da Saúde, por meio da portaria 1.752 de 23 de setembro de 2005, que estabeleceu a obrigatoriedade de implantação dessas comissões nos hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos. Seu objetivo principal é a busca ativa de órgãos e tecidos para transplantes.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
O médico Joaquim Rafael Barreiro é responsável pela CIHDOTT
|