Univás realiza Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia do Sul de Minas
O curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou nos dias 16 e 17 de agosto, no Marques Plaza Hotel, a Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Sul de Minas e o 20º Aniversário da Sociedade Sulmineira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. O evento reuniu especialistas e convidados da região para discutir as novidades do setor e foi organizada pelas Ligas de Gastroenterologia dos cursos de Medicina das cidades de Pouso Alegre, Itajubá e Alfenas.
Para iniciar as atividades nas salas de aulas da Unidade Central da Univás, foi realizada uma abertura com as presenças dos especialistas José de Laurentys Medeiros Júnior; José Celso Pinto Coelho; Antônio Márcio de Faria Andrade; José Sebastião de Souza e Carlos de Barros Laraia, que é o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás e especialista em gastroenterologia.
Já no período vespertino, na Unidade Central da Univás foram abordados os seguintes temas: "Disfagia", ministrado pelo professor Luiz Carlos de Andrade, de Alfenas; "Doença Peptica Ulcerosa", apresentada pelo professor Luiz Henrique Souza Pinto, das cidades de Alfenas e Varginha; "Síndromes Diarréicas", de autoria do professor Ângelo Flávio Adami, de Itajubá; "Constipação Intestinal", palestra do professor Alexandre Goulart Leite, de Boa Esperança; "Abordagem diagnóstica do paciente com hipertensão portal", ministrada pelo professor Antonio Márcio de Faria Andrade, de Belo Horizonte; "Hemorragia Digestiva Alta", do professor José de Laurentys Medeiros Júnior, de Belo Horizonte; e "Quando solicitar uma endoscopia digestiva alta?", da professora Cristiane Poncinelli, de Belo Horizonte.
No período noturno, ocorreu a abertura da Jornada no Marques Plaza Hotel, com as presenças dos médicos José de Laurentys Medeiros Júnior, José Celso Pinto Coelho, Alexandre Goulart e Mário Benedito Costa Magalhães. Também esteve presente o presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Tarcísio Vieira de Carvalho.
Foram ministradas palestras com os temas "Icterícia: Diagnóstico Diferencial e Conduta", do professor Odery Ramos Júnior, e "Evolução histórica do tratamento de Úlcera", com o professor Schilioma Zaterka. A noite foi encerrada com um coquetel aos convidados.
No sábado, 17 de agosto, ocorreram dois módulos de debates, sendo um com o tema "Doença Inflamatória Intestinal", conduzido pelos professores Elísio Meirelles de Miranda, José Sebastião de Souza, Ângelo Flávio Adami, Carlos Roberto Amorim e Francisco Guilherme Penna. E o outro módulo, "Endoscopia Digestiva", foi abordado pelos professores Roberto Rodrigues Correa, José Luiz Sebba de Souza, Cristiane Poncinelli, José Celso Pinto Coelho e Geraldo Henrique Gouvea de Miranda.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|