|
| |
Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí Data 12/09/2013 14:50:00 |
|
|
Colégio João Paulo II apresenta os primeiros formandos do Programa Jovem Aprendiz O Colégio João Paulo II, mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) realizou no hall de entrada da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) a apresentação dos 21 formandos do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz, que foi totalmente organizado pelo Colégio em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Durante a apresentação na Unidade Central, os jovens aprendizes conheceram as lideranças de cada setor das unidades mantidas pela FUVS onde eles atuarão. Os jovens foram destinados para as Unidades Central e Fátima da Univás; Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL); Colégio Anglo Pouso Alegre; Colégio João Paulo II e FUVS.
Em seguida, liderados pela gerente de Recursos Humanos da FUVS, Isabel Cristina Pereira Amaral, os 21 jovens aprendizes conheceram todas as rotinas trabalhistas da instituição, além do manual do colaborador e logo após, com seus líderes, foram encaminhados para o seu setor de trabalho.
Segundo a professora Fafina Vilela de Souza, uma das organizadoras do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz do Colégio João Paulo II, a iniciação do jovem no mercado de trabalho, questão social da maior importância para o futuro do país, está prevista no artigo 429 da CLT e na Lei Federal 10.097, de 2000 e Lei Federal 11.180, de 2005 responsável pela renovação do instituto legal da aprendizagem profissional. "O Decreto nº 5.598/05, que motivou a elaboração deste manual pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), veio estabelecer os parâmetros necessários ao fiel cumprimento da legislação e, assim, regulamentar a contratação de aprendizes. Para oferecer suporte à formação do aprendiz e oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional aos adolescentes, a direção do Colégio João Paulo II decidiu investir na qualificação profissional da juventude na região e aderiu ao projeto que visa qualificar profissionalmente jovens na faixa etária de 14 a 18 anos e de 18 a 24 anos, que participem, ao mesmo tempo, da educação básica, e já tenham concluído o ensino médio", disse.
Os estabelecimentos de qualquer natureza, independentemente do número de empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 da CLT). É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado "Simples" (art. 11 da Lei nº 9841/99), bem como pelas Entidades sem Fins Lucrativos (ESFLs) que tenham por objetivo a educação profissional (art. 14 do Decreto nº 5.598/05).
A partir do dia 20 de setembro o Colégio João Paulo II abrirá novas vagas para o Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz. As empresas interessadas devem procurar a sede do Colégio, que fica localizada à rua Cássio de Carvalho Coutinho, número 80, bairro Santa Elisa. As matrículas devem ser efetuadas no período das 9h às 16h.
Nos arcos ocupacionais que serão oferecidos pelo Colégio João Paulo II haverá a qualidade educacional da Fuvs, e atenderá a demanda do aprendiz na área de Arcos Ocupacionais Saúde: Atendente de farmácia; Técnico de apoio ao usuário de Informática (Helpdesk); Agente Comunitário de Saúde; Recepcionista de consultório médico ou dentário; Auxiliar de Laboratório de Análises Clinicas; Auxiliar de administração (hospitais e clínicas). Agentes, assistentes e auxiliares administrativos: Assistente administrativo; Atendente de Judiciário; Auxiliar de Cartório; Auxiliar de pessoal. Recepcionistas: Recepcionista em geral; Recepcionista de hotel; Monitor de Recreação e Camareira de Hotel. Arcos Ocupacionais Setor Bancário Adolescente: Serviços administrativos - Escriturário, Contínuo / Auxiliar administrativo. Arcos Ocupacionais Setor Bancário - Jovens Serviços Administrativos: Atendente de Agência; Escriturário de Banco; Contínuo; Caixa de Banco; Auxiliar de Escritório; Operador de Telemarketing; Agente de Microcrédito. Outros Arcos Ocupacionais: Técnico de Enfermagem saída intermediária como auxiliar de enfermagem; Técnico de Radiologia; Técnico em Prótese Dentária. Trata-se de valorizar e aperfeiçoar a experiência de cada aluno, fazê-lo refletir sobre sua realidade e confrontá-la com as de seus colegas.
O Colégio João Paulo II também orientará as empresas nas questões legais, embora a última palavra a respeito do assunto seja dos representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio das Delegacias e Subdelegacias Regionais do órgão. "Espero a presença de toda a comunidade, empresários, jovens e interessados em conhecer nossa proposta, que visa trazer qualidade de ensino e aprendizagem a juventude no mercado de trabalho", convida Rosanna Aparecida Gomes, diretora do Colégio João Paulo II.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3449.2131 ou por e-mail: [email protected].
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|
|
|
|