Professor do curso de Medicina da Univás publica artigo em revista internacional
O professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Eugênio Fernandes de Magalhães, teve um artigo publicado em uma revista médica internacional. O artigo entitulado "Tuberculose pulmonar bacilífera em pré-escolar" foi publicado na revista Perspectivas Médicas vol. 24, n. 1, p. 39-42, janeiro/junho de 2013.
O artigo denominado "Tuberculose pulmonar bacilífera em pré-escolar" aponta a tuberculose como doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis , também chamado de "bacilo de Koch" . É tida como um problema de saúde prioritário no Brasil, juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, somando 80% dos casos mundiais da doença. Apresenta várias definições clínicas, sendo que a forma bacilífera é rara em crianças até 10 anos de idade, devido à sua característica paucibacilar.
De acordo com o artigo do professor Eugênio Fernandes, "é relatado aqui um paciente pré-escolar; portador de Síndrome de Down, que apresentava quadro insidioso de tosse, perda de peso, não acompanhado de febre. A radiografia de tórax era normal e o teste tuberculínico não reator. Na baciloscopia de escarro foi encontrado o bacilo de Koch em uma das amostras, diagnosticando definitivamente um caso de tuberculose pulmonar bacilífera. Os autores discutem a soberania da clínica para dar continuidade na investigação de um provável caso de tuberculose e o pedido de um exame que muitas vezes não é solicitado devido à característica paucibacilar dos pacientes desta faixa etária, sendo encontrado um desfecho pouco frequente neste relato", aponta o artigo.
Participaram deste artigo os docentes do curso de Medicina da Univás: Eugênio Fernandes; Claudinei Leôncio Beraldo; Anna Luiza Pires Vieira e os acadêmicos Pétrus Presses Teixeira e Pedro Caveanha.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Professor Eugênio Fernandes de Magalhães teve um artigo publicado em revista médica
|