Seminário de Educação e Inovação Tecnológica discute na Univás a Saúde Pública no país
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou nos dias 28 e 29 de agosto, no Anfiteatro da Unidade Central, o Seminário Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País. O evento reuniu representantes da Univás; do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel); da Universidade Federal de Alfenas (Unifal); da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) para planejarem, juntos, objetivos e ações para a melhoria regional da área de maior atuação de cada entidade, em especial, a Saúde Pública.
No primeiro dia de apresentações, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sérgio Santos Muhlen a presentou o painel "A Inovação Tecnológica na Saúde e o Papel da Academia".
Em seguida, a professora Rosália Morais Torres, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou a palestra "Recursos da Tecnologia de Informação para a Educação em Saúde Pública".
Logo na sequência, a docente Sueli Leiko Takamatsu Goyatá fez a apresentação técnica "Tecnologias Inovadoras a Serem Aplicadas na Atenção Primária à Saúde".
Após o intervalo, o tema "Complexo Industrial da Saúde" foi apresentado pelo professor da Unifei, José Alberto Ferreira Filho e logo após o professor do Projeto de Engenharia Biomédica do Inatel, Fabiano Valias apresentou o assunto "Reflexos no Desenvolvimento da Região Sul Mineira".
O segundo dia de apresentações reuniu na manhã do dia 29 de agosto, no Anfiteatro da Unidade Central os convidados para discutir a realidade da saúde pública e como tecnologias inovadoras podem ser utilizadas para a evolução e melhoria dos serviços ligados a saúde na nossa região e no país.
A primeira palestra foi sobre "O Uso de Tecnologias na Segurança do Paciente", ministrada pela vice-diretora da Unidade Central da Univás, professora Rosa Maria do Nascimento e logo em seguida, a coordenadora geral da Secretaria de Atenção à Saúde do Governo Federal, professora Vera Mendes proferiu a palestra "As Demandas e Expectativas da Área de Saúde Pública na Perspectiva das Autoridades de Governo".
Logo após o intervalo, houve a apresentação do tema "A Saúde Pública e o Desenvolvimento Regional Sustentado", conduzido pelo coordenador Geral de Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde do Ministério da Saúde, professor Paulo Henrique Dantas Antonino.
Em seguida foi realizado um debate com a presença de todos os palestrantes do Seminário, onde os temas apresentados foram mais aprofundados.
No final do evento, o coordenador Geral do Ministério da Saúde, professor Paulo Antonino sugeriu que fosse elaborado um documento oficial sobre o Seminário Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País para que seja levado as necessidades da região ao conhecimento do Ministério da Saúde. "Essa é uma boa maneira de concretizarmos essa iniciativa em realidade. Sair do projeto e passar para a prática", salientou Paulo Antonino.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|