Univás apoia o projeto "Mãos que Ajudam"
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários aderiu ao projeto "Mãos que Ajudam", desenvolvido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a Fundação Hemominas. O Projeto "Mãos que Ajudam a Salvar Vidas - Doe Sangue" começou no último sábado, dia 20 de julho de 2013, no Hemocentro Regional de Pouso Alegre, e prossegue até o próximo sábado (27).
O objetivo deste projeto é sensibilizar a população para poder ajudar a suprir uma carência que é constante nos bancos de sangue de todo o país. "O Hemocentro de Pouso Alegre atende a vários municípios. Por isso, é importante que a sociedade participe, doando sangue", disse o presidente da Igreja na cidade, Marco Antônio Ness Júnior.
O projeto prossegue até o próximo sábado (27). As pessoas que quiserem participar devem comparecer ao Hemocentro, que funciona ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), todos os dias, das 7h às 18h.
Para doar sangue, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento original com foto (carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho, por exemplo).
O doador não precisa estar em jejum. Basta não ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação, evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Pouso Alegre acompanhados pelo seu representante legal, preencher o formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
O projeto "Mãos que Ajudam" tem a parceria da Univás
|