NEP realiza treinamento de gerenciamento de risco ambiental
O Núcleo de Ensino Permanente (NEP) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) realiza de 8 a 11 de julho de 2013, o treinamento de Gerenciamento de Risco Ambiental destinado à equipe de Enfermagem do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).
As atividades são realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno e tem como temática central o foco na importância da segregação, transporte, acondicionamento e destinação final dos resíduos provenientes na instituição, assim como, prevenção e condutas nos acidentes de trabalho.
De acordo com o gerente de Risco Ambiental, Marcus Freire e o gerente de Risco Sanitário, Gilson de Oliveira Lopes, que foram os ministrantes dos encontros, o objetivo principal do treinamento foi de informar e capacitar os colaboradores, diretamente ligados ao HCSL sobre a importância correta da segregação de resíduos produzidos por cada setor, visando minimizar quantitativamente o volume de resíduo hospitalar e o índice de acidentes.
O coordenador do NEP, psicólogo Alexandre Rodrigues de Assis afirma que é importante uma boa separação dos resíduos produzidos pela instituição para que possibilite a cultura e viabilização da reciclagem no Hospital, "gerando assim, economia com os custos de coleta de resíduo hospitalar e a diminuição do impacto deste lixo na sociedade, além de minimizar os riscos de acidentes no trabalho", disse.
O NEP está vinculado ao Serviço de Psicologia Organizacional da FUVS, coordenado pelo psicólogo e professor Reginaldo Marcos Oliveira Silva, onde é desenvolvido todos os treinamentos das cinco unidades mantidas pela Fundação. "Toda e qualquer ação voltada para o aprimoramento de conhecimentos deve ser registrado no NEP, para que possamos apoiar ou até mesmo desenvolver programas de treinamentos de acordo com a necessidade das unidades mantidas pela FUVS. O registro é importante para apresentarmos para a auditoria que solicita comprovante de treinamentos todo ano. Os líderes das áreas administrativas precisam trabalhar em parceria para apontar as necessidades de cada setor. O líder é livre para apresentar o programa de treinamento, precisamos antes analisar para que haja aprovação do material e do instrutor e no próprio NEP temos local com todos os recursos audiovisuais", comenta Reginaldo Oliveira.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|