Anastasia envia mensagem ao novo presidente da FUVS Rafael Simões
O governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia gravou na manhã de sábado, 6 de julho de 2013 para a equipe da TV Uai, uma mensagem exclusiva de cumprimento e boas-vindas ao novo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Rafael Tadeu Simões e ao novo Conselho Diretor, colaboradores das cinco unidades mantidas pela FUVS e alunos.
No depoimento do governador de Minas Gerais é destacado o desenvolvimento de Pouso Alegre como uma das cidades que mais crescem no Estado. Antonio Anastasia disse que a escolha de Rafael Simões para assumir a presidência da FUVS foi de extrema importância para todo o Sul de Minas. "O professor Rafael Simões apresenta os melhores quesitos de administrador, empreendedor e competência para gerir os serviços prestados pela Fundação em todo Sul de Minas. Educação e saúde são dois pilares importantes de meu governo, que terei como braço forte e apoio imprescindível em Pouso Alegre com a presença de Rafael Simões e sua equipe na FUVS", comentou o governador.
Anastasia também lembrou sobre a relevância da FUVS no contexto da saúde, educação, social e economia da região. "Tenho certeza que o professor Rafael Simões fará uma grande administração na FUVS. Sua experiência, compromisso, seriedade e competência farão a diferença para Pouso Alegre e a região. Desejo a todos os meus queridos pousoalegrenses, a nova diretoria da FUVS, funcionários e alunos uma gestão repleta de realizações e felicidades a todos", finalizou Anastasia em seu pronunciamento.
A FUVS é a segunda maior empregadora de Pouso Alegre. Congrega o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), um dos mais importantes do Estado e referência no Sul de Minas; a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), com cursos de graduação, pós-graduação e mestrado; o Colégio João Paulo II (CJPII); o Colégio Anglo Pouso Alegre e o Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Cambuí (Isepec).
Rafael Simões assumiu a presidência da FUVS com a liberação por parte do governador Antonio Anastasia de cerca de 2 milhões de reais para ampliação e reforma da UTI Infantil do HCSL. A verba liberada é fruto do trabalho do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, deputado Federal Bilac Pinto e do secretário de Estado da Saúde Antônio Jorge.
Atendendo ao pedido de Anastasia, Rafael Simões assumiu o posto de imediato, convocando o Conselho nomeado para assinatura da ata de posse. Logo em seguida começou a se inteirar de todos os setores da Fundação; dos cursos ao Hospital. Durante toda a semana, em reuniões com os vários departamentos, ele pode ter uma visão mais ampla do funcionamento da instituição. Algumas decisões foram tomadas e pendências mais urgentes resolvidas.
De acordo com o presidente da FUVS, Rafael Simões, o governador revelou que sua intenção é melhorar a estrutura hospitalar para os profissionais da Saúde e incentivar a pesquisa acadêmica nas várias áreas de graduação da Univás. "Os nossos médicos, nossos profissionais da saúde são excelentes e merecem uma estrutura mais completa", afirmou o presidente da FUVS, que continuou, "a agilidade do governador em liberar a verba para o HCSL demonstra sua intenção em melhorar a capacidade de atendimento do Hospital com investimentos não apenas de alta complexidade mas também na urgência e emergência", disse.
O Samuel Libânio atende 54 cidades do Sul do Estado com cerca de um milhão de pessoas. Referência em alta complexidade, urgência e emergência, o HCSL realizou cerca de 157 mil atendimentos no pronto socorro em 2013, outros 25 mil e 400 pacientes passaram pelo serviço de hemodiálise e o número de internações ultrapassou os 13 mil no ano passado.
O novo Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí foi nomeado pelo governador Antônio Anastasia e publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 25 de junho de 2013. Rafael Simões é o presidente, Luiz Roberto Martins Rocha, vice-presidente e diretor Executivo e Luiz Antonio da Silva, conselheiro; como suplentes: Gilberto Carvalho Teixeira, Adelson dos Reis Matias e Andrea Domingues. O mandato é por quatro anos.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
O presidente da FUVS Rafael Simões e o governador de Minas Gerais Antônio Anastasia
|