Curso de Pedagogia da Univás realiza projeto "Joãozinho da Maré"
O curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) encerrou as atividades do primeiro semestre com a apresentação do projeto "Joãozinho da Maré". O projeto realizado pelo 7º período do curso de Pedagogia foi desenvolvido em cinco etapas.
O projeto "Joãozinho da Maré" tem como objetivo promover a cooperação como possibilidade de mudança do fazer pedagógico; desenvolver práticas educativas inovadoras a partir da ação-reflexão-ação e socializar os conhecimentos construídos no desenvolvimento deste projeto.
O projeto interdisciplinar "Joãozinho da Maré" envolveu as seguintes disciplinas do curso de Pedagogia da Univás: Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Geografia, coordenado pela professora Maria Ignez Arantes de Oliveira; Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de História, coordenado pela docente Magali Aparecida de Castro Costa; Prática de Ensino: Fundamental e Médio; coordenado pela professora Ana Cristina Libânio e Prática de Ensino: Educação de Jovens e Adultos, coordenado pela professora Magali Aparecida de Castro.
As docentes do curso de Pedagogia da Univás envolvidas no projeto consideram fundamental que os alunos assumam o papel de construtores de ideias e conhecimentos e que recorram ao processo experimental, manipulando materiais e objetos como fontes de saber. "Entendemos que a quinta etapa, apresentação no sábado pedagógico do projeto: Joãozinho da Maré com os registros de todas as aulas desenvolvidas nas escolas é a melhor forma de avaliarmos os atuais e futuros professores, como eles devem vivenciar os processos de investigação e construção de conhecimento que venham promover com seus alunos", apontaram as professoras do curso de Pedagogia da Univás.
O projeto "Joãozinho da Maré" propõe uma forma de vivenciar a cooperação, a troca de experiências e a possibilidade de criação e reflexão da práxis pedagógica, na medida em que os alunos do curso de Pedagogia, a partir das reflexões sobre o texto "Joãozinho da Maré" e os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia e História, mobilizando os conhecimentos construídos durante as aulas de prática de ensino, planejam uma aula para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as primeiras séries do Ensino Fundamental, cuja a proposta possibilite a assimilação de um determinado conhecimento científico por meio da experimentação, análise e compreensão pelos alunos.
A atividade foi desenvolvida em cinco etapas. 1ª Etapa - Palestra realizada pelo Engenheiro Antoniane Arantes de Oliveira Roque.
2ª Etapa - Os alunos organizaram uma pasta com atividades que poderão ser desenvolvidas de forma experimental, sobre os conteúdos definidos pelos PCNs de História e Geografia, escolhendo um dos níveis de ensino: fundamental, médio e EJA. Nesta pasta devem conter três atividades para cada uma das disciplinas envolvidas no projeto.
3ª Etapa - Os alunos de Pedagogia escolheram uma das atividades planejadas na etapa anterior, preparar o material que utilizará para desenvolver a experimentação científica do conteúdo da série escolhida, considerando os objetivos do projeto: Joãozinho da Maré.
4ª Etapa - Realização de uma feira que aconteceu no sábado pedagógico, nas dependências da Unidade Fátima, onde foram expostos e demonstrados aos alunos e professores convidados o projeto: Joãozinho da Maré.
5ª Etapa - Os alunos da pedagogia ficarão responsáveis pela divulgação e convite à comunidade local e circunvizinhança sobre a feira.
6ª Etapa - Apresentar um comentário a respeito de todo o processo de desenvolvimento do projeto, incluindo os sucessos e dificuldades vivenciadas.
As atividades foram desenvolvidas em grupo de até quatro alunos que foram acompanhadas pelas professoras das disciplinas que fazem parte deste projeto.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|