Univás participará do Projeto Rondon do Ministério da Defesa
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi selecionada pelo Ministério da Defesa para integrar o Projeto Rondon, programa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliam o bem-estar da população.
O Projeto Rondon tem como objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
Na Univás, a professora Camila Claudiano Quina Pereira é a coordenadora do Projeto Rondon, além de exercer a função de docente no curso de Psicologia. "A inserção da Univás no Projeto Rondon do Ministério da Defesa proporciona uma oportunidade ímpar de contribuição da instituição para a formação de universitários cidadãos, comprometidos com questões sociais e políticas no nosso país. É a possibilidade de afirmar o compromisso social da Univás, que se preocupa em formar profissionais que estejam engajados com a realidade política, econômica e social em nosso país", comenta a coordenadora do Projeto na Univás.
O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras e de empresas socialmente responsáveis. As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão (COS) do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O Projeto Rondon é aberto para os alunos de todos os cursos da Univás, sendo o principal objetivo do projeto formar uma equipe multidisciplinar, composta por oito alunos e dois professores da instituição. "Cada aluno criou uma atividade para ser desenvolvida na operação e defendeu sua proposta. As atividades selecionadas foram importantes para que pudéssemos criar a proposta de ação da Univás, que em seguida foi submetida a um processo de seleção, no qual fomos escolhidos", conta a professora Camila Quina.
No mês de outubro de 2013, a coordenadora do Projeto Rondon na Univás, professora Camila Quina fará uma viagem precursora com duração de cinco dias a cidade de Cidelândia, no Maranhão, onde conhecerá a região e fará contato com as autoridades locais para adaptação do projeto ao contexto da cidade na qual será feita a ação. "Trata-se de um momento importante para obter informações e organizar a viagem dos alunos. No mês de janeiro acontecerá a operação Portal da Amazônia, no estado do Maranhão. A equipe de alunos e professores se deslocará para a cidade de Cidelândia e a operação acontecerá entre os dias 26 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014", comenta a professora Camila Quina, que acrescenta "é importante ressaltar o interesse da Univás, pela Pró-Reitoria de Extensão, em apoiar um projeto deste porte, de nível nacional, e reconhecer a importância para a Universidade e, principalmente, o quanto isso trará benefícios para os alunos que participarem e, também para todos os outros que poderão participar, ou até mesmo, por sentirem-se orgulhosos em participar de uma instituição com responsabilidade social, que investe em ações humanitárias nacionais, contribuindo com uma população que vive em extrema pobreza. Foi um processo seletivo muito concorrido, mas que conseguimos ser aprovados devido ao comprometimento e competência das professoras e alunos envolvidos na criação e defesa da nossa proposta de ação para este projeto", finaliza a coordenadora do Projeto Rondon na Univás, professora Camila Quina.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
A Univás faz parte do Projeto Rondon do Ministério da Defesa
O Projeto Rondon tem como objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão
O Projeto Rondon envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável
O Projeto Rondon é aberto para os alunos de todos os cursos da Univás
O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas
|