CCIH do Hospital Samuel Libânio é destaque no Canal Minas Saúde do Governo de Minas
O Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) será destaque na grade de programação do Canal Minas Saúde, que é transmitido via satélite e internet para todo o estado, através da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Minas Gerais.
O Canal Minas Saúde oferece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, uma programação completa, com informações sobre saúde, gestão, legislação e cursos com o objetivo de promover a educação permanente para os profissionais de Saúde do estado de Minas Gerais.
O Canal Minas Saúde é uma rede estratégica multimídia (Canal Minas Saúde de Televisão, Rádio, Web e Educação a Distância) para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além de ações de promoção à saúde, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma das questões essenciais para a saúde pública é capacitar pessoas, em especial os trabalhadores da saúde. Com a rede Canal Minas Saúde é possível democratizar conhecimento e criar protocolos, possibilitando que a mesma informação chegue aos profissionais espalhados pelo estado, de modo que os 19 milhões de mineiros tenham saúde de qualidade.
O Canal Minas Saúde é composto de mais de 11 mil pontos de recepção do sinal, via satélite, alcançando, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), secretarias municipais de Saúde, unidades hospitalares e unidades Farmácia de Minas. Além disso, o Canal tem sua programação exibida em 3.800 escolas estaduais, em parceria com a secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), e está presente também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) municipais, 120 presídios e 120 comunidades terapêuticas para dependentes químicos, pontos firmados em convênio com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE-MG).
No ano de 2012, cerca de 45.500 mil alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos e profissionais, por meio do Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação a Distância. Com quatro anos de atividades, o Canal Minas Saúde já alcançou praticamente todas as 853 secretarias municipais de saúde. Além suas ações educacionais, o Canal exibe, mensalmente, as reuniões e pactuações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES). Destaque, ainda, para as produções audiovisuais como, por exemplo, "Saúde em Pauta", programa em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), "Viva Melhor" e "Sala de Espera", todos voltados para a população em geral e com a proposta de divulgar informações sobre qualidade de vida e orientações sobre o autocuidado.
Na segunda-feira, 17 de junho de 2013, a equipe do Canal Minas Saúde do Governo de Minas, formada pelos profissionais Aline Louise (repórter); Adevaldo Xavier (cinegrafista) e Marco Hott (operador de áudio) gravaram depoimentos e imagens sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do CCIH do Hospital Samuel Libânio.
O CCIH do HCSL tem o objetivo não somente de prevenir e combater à infecção hospitalar, beneficiando dessa maneira toda a população assistida, mas também proteger o Hospital e o corpo clínico.
O HCSL é destaque no Sul de Minas, por ser um Hospital da rede Sentinela no estado, para coleta de secreções nasais utilizadas para detectar os tipos do vírus Influenza.
O Canal Minas Saúde está disponível também no site: http://canalminassaude.com.br/
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|