Mestrado em Educação e o curso de Matemática da Univás realizarão a primeira fase da 3ª OMMPA nas escolas
O Mestrado em Educação e o curso de Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizarão, na sexta-feira, 21 de junho de 2013, a primeira prova da 3ª Olimpíada Municipal de Matemática de Pouso Alegre (OMMPA), para alunos matriculados e frequentes nos nonos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre. A 1ª fase conta com uma prova de 25 questões de múltipla escolha, todas com problemas contextualizados envolvendo os conceitos da Matemática elementar atendendo os objetivos dessa 3ª OMMPA, que são: diagnosticar as habilidades e competências matemáticas por eles já adquiridas nesse nível de ensino, além de prepará-los para a resolução dos problemas matemáticos. Além disso, pretende-se contribuir para a formação contínua dos professores de matemática das escolas participantes nesta 3ª OMMPA, de modo a contribuir para a melhoria do ensino dessa disciplina.
De acordo com a professora do Mestrado em Educação e coordenadora do curso de Matemática da Univás, Rosimeire Aparecida Soares Borges, essa Olimpíada é fruto da parceria entre Univás e Secretaria Municipal de Educação, representada pelas professoras: Cleidis Regina Chaves Modesto, que é a secretária municipal; Suzana Agnes Rosa, diretora do Departamento Pedagógico e Judith Dutra Pereira, a supervisora Pedagógica. "Além disso, contou com o apoio dos alunos do curso Mestrado em Educação e do diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho, que participou com afinco da preparação dessa primeira fase", disse.
A relação de alunos promovidos para a segunda fase será divulgada pela Comissão Municipal da Olimpíada de Matemática de Pouso Alegre até 30 dias após a realização da primeira fase, em documento oficial enviado para a Secretaria de Educação de Pouso Alegre e no site da Univás.
A professora Rosimeire Borges agradece os envolvidos nesse evento da Educação e "espera a participação maciça dos alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre nessa primeira fase. Essa Olimpíada representa para alunos e professores uma oportunidade para promover essa interação entre a Univás e a Educação Municipal", finaliza.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
|