Univás e UAPS São João realizam Circuito Saúde dos Adolescentes
Os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e a Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do bairro São João, mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) realizaram no dia 11 de junho de 2013, na Escola Estadual Geraldina Tosta, no bairro São João o Circuito Saúde dos Adolescentes.
A atividade cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás teve como objetivo conscientizar os jovens quanto à importância da adoção de um estilo de vida ativo, combatendo o sedentarismo; estimular a melhoria na qualidade de vida dos adolescentes; proporcionar aos adolescentes a promoção da saúde, buscando a detecção precoce de doenças, a redução de doenças e agravos não transmissíveis. "Aproveitamos o evento para avaliar a situação de imunização e prevenção de doenças imunizáveis ao adolescente. Realizamos também orientações para prevenção de doenças cardiovasculares; doenças sexualmente transmissíveis e planejamento de mama; câncer de colo de útero", disse a enfermeira responsável pela UAPS São João, Tatiana Loiola, que acrescentou "no Circuito Saúde dos Adolescentes avaliamos os estados nutricionais; conscientizamos sobre importância de hábitos alimentares salutares e promovemos educação em saúde para os adolescentes, principalmente as afecções que mais acomete o este grupo. Tivemos o apoio imprescindível dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Univás", completou Tatiana Loiola.
Coordenados pela professora do curso de Medicina da Univás, Sílvia Mara Tasso, os acadêmicos de Medicina fizeram aferição de pressão arterial; aplicação de instrumento para avaliar o sedentarismo e conscientizaram os adolescentes sobre as consequências do sedentarismo.
Já o curso de Enfermagem da Univás, supervisionados pela professora Lúcia Helena Vilela e a enfermeira Tatiana Loiola realizaram avaliação e aplicação de vacinas; orientação sobre Planejamento Familiar e doenças Sexualmente Transmissíveis; orientação sobre auto exame das mamas e citologia de colo de útero.
O curso de Fisioterapia da Univás, orientados pela professora Betânia Morais Cavalcanti Rocha fizeram avaliação da inatividade física; orientação de exercícios para melhora das atividades diárias e dicas para diminuir o sedentarismo.
As professoras do curso de Nutrição da Univás, Andréia Tiengo e Robélia Vargas Lonsoli apresentaram aos alunos da Escola Estadual Geraldina Tosta avaliação do índice de massa corpórea e orientação nutricional.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|